A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental

A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental

Título alternativo The importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary education
Autor Asevedo, Sara Lizandra Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Braga, Adriana Regina Autor UNIFESP Google Scholar
Pós-graduação Não se aplica
Resumo O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.
Assunto Educação Ambiental
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Formação docente
Ensino Fundamental
Idioma Português
Data 2019-06-18
Área de concentração Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233

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Nome: Sara_Asevedo_TCC (jul.2019) - versão final.pdf
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