Avaliação dos serviços de assistência ocular em população urbana de baixa renda da cidade de São Paulo - Brasil

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dc.contributor.author Pereira, Josenilson Martins [UNIFESP]
dc.contributor.author Salomão, Solange Rios [UNIFESP]
dc.contributor.author Cinoto, Rafael Werneck [UNIFESP]
dc.contributor.author Mendieta, Luana [UNIFESP]
dc.contributor.author Sacai, Paula Yuri [UNIFESP]
dc.contributor.author Berezovsky, Adriana [UNIFESP]
dc.contributor.author Belfort, Rubens Junior [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:39:15Z
dc.date.available 2015-06-14T13:39:15Z
dc.date.issued 2009-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492009000300010
dc.identifier.citation Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Conselho Brasileiro de Oftalmologia, v. 72, n. 3, p. 332-340, 2009.
dc.identifier.issn 0004-2749
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5095
dc.description.abstract PURPOSE: To evaluate eye care services from the user's perspective in a low income population from the east zone of the city of São Paulo - Brazil. METHODS: A household survey was performed using cluster sampling in three low income districts of the city of São Paulo - Brazil. From July/2004 to January/2005, 1055 interviews with an adult household representative were carried and an eye care system responsiveness questionnaire was administered through individual interview. RESULTS: 71.56% of the participants were women. Respondents' age ranged from 18 to 92 years (41.42 ± 15.67 years). Regarding schooling, 525 (49.77%) had four years or less; 489 (46.35%) between five and eleven years, 40 (3.79%) had eleven or more years of study. Eye care services need was reported as 712 (67.49%) declaring themselves or someone else of the household needing and obtaining services and 135 (12.80%) had never needed eye care. The most frequently cited barriers to obtain the eye care service by respondents was cost (77.29%), followed by unsuccessful attempt to obtain eye care (42.21%). General satisfaction for the criteria contained in the questionnaire was 63.37%. In the 36.63% dissatisfied respondents, the most frequently cited claim was the amount of time waited before consultation. CONCLUSION: The main barriers to obtain eye care services were cost of medical appointment and lack of access to the services. 63.37% of the individuals in need who had received eye care in last 12 months were satisfied with the service provided. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Avaliar os serviços de assistência ocular do ponto de vista do usuário em população de baixa renda, na zona leste da cidade de São Paulo - Brasil. MÉTODOS: Estudo realizado por meio de inquérito domiciliar em uma amostra por conglomerados em três distritos de baixa renda da cidade de São Paulo - Brasil. No período de julho/2004 a janeiro/2005 foram realizadas 1.055 entrevistas com um representante do domicílio, sendo aplicado o questionário de responsividade aos serviços de assistência ocular em entrevista individual. RESULTADOS: Dos participantes, 71,56% eram mulheres. A idade dos respondentes variou de 18 a 92 anos (41,42 ± 15,67 anos). Quanto à escolaridade, 525 (49,77%) tinham 4 anos ou menos; 489 (46,35%) entre 5 e 11 anos; 40 (3,79%) 11 ou mais anos de estudo. Quanto à necessidade de utilização dos serviços de assistência ocular: 712 (67,49%) relataram que algum morador do seu domicílio necessitou e obteve assistência ocular e 135 (12,80%) nunca precisaram de assistência ocular. A barreira mais frequentemente citada para obtenção dos serviços de assistência ocular pelos respondentes foi o custo da consulta (77,29%) seguida de tentativa frustrada de obtenção da assistência ocular (42,21%). A frequência de avaliações positivas para os critérios contidos no questionário foi de 63,37%. Dos 36,63% respondentes insatisfeitos, o tempo de espera na sala de recepção dos serviços de assistência ocular foi o fator mais frequentemente apontado. CONCLUSÃO: As principais barreiras para obter assistência ocular foram o custo da consulta e a falta de acesso aos serviços, 63,37% dos indivíduos que necessitaram e obtiveram assistência ocular nos últimos 12 meses mostraram-se satisfeitos. pt
dc.format.extent 332-340
dc.language.iso por
dc.publisher Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.relation.ispartof Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Patient satisfaction en
dc.subject Eye health services en
dc.subject Quality of health care en
dc.subject Quality assurance, health care en
dc.subject Eye diseases en
dc.subject Urban health services en
dc.subject Satisfação do paciente pt
dc.subject Serviços de saúde ocular pt
dc.subject Qualidade da assistência à saúde pt
dc.subject Garantia da qualidade dos cuidados de saúde pt
dc.subject Oftalmopatias pt
dc.subject Serviços urbanos de saúde pt
dc.title Avaliação dos serviços de assistência ocular em população urbana de baixa renda da cidade de São Paulo - Brasil pt
dc.title.alternative Eye care services evaluation in a low-income urban population of São Paulo City - Brazil en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Oftalmologia Setor de Eletrofisiologia Visual Clínica
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Oftalmologia
dc.description.affiliation UNIFESP
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Oftalmologia Setor de Eletrofisiologia Visual Clínica
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Oftalmologia Setor de Eletrofisiologia Visual Clínica
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Oftalmologia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Oftalmologia Setor de Eletrofisiologia Visual Clínica
dc.identifier.file S0004-27492009000300010.pdf
dc.identifier.scielo S0004-27492009000300010
dc.identifier.doi 10.1590/S0004-27492009000300010
dc.description.source SciELO
dc.identifier.wos WOS:000274754000010



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Name: S0004-27492009000300010.pdf
Size: 106.7Kb
Format: PDF
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