Desenvolvimento Profissional De Docentes Participantes Do Programa De Residência Pedagógica Da Unifesp

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dc.contributor.advisor Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
dc.contributor.author Pires, Ana Paula Reis Felix [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2019-06-19T14:57:38Z
dc.date.available 2019-06-19T14:57:38Z
dc.date.issued 2017-08-21
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071516 pt
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50242
dc.description.abstract The present research investigated the professional development of teachers within the school institution, based on the insertion of the Teaching Residency Program (PRP- Acronym in Portuguese). It aimed to investigate the professional development of public school teachers of Guarulhos city, inserted in the PRP. The implications of PRP actions on the professional development of participating teachers were analyzed. The PRP, an initial formation program that composes the pedagogical project of the pedagogy course of the Federal University of São Paulo, has an organization of its own curricular internship and methodology and, at the same time as it is an internship program, it is also a continuing training program. It is based on the assumption that it can contribute to the training of the teachers participating in the program by offering subsidies for the work carried out and, at the same time, by developing a professionalism based on the critical thinking of practice, study of theory and research. Analyses of authors as Garcia (1999, 2009, 2012), Sacristán (1999), Imbernón (2004, 2009), Freire (1991, 1997, 2002, 2011), Day (1999), Giglio; Lugli (2013), Gomes (2011), Silvestre (2011) e Panizzolo et. al. (2012), were references in this study that had as a goal, a review of the literature on professional teacher development. It described the Program of Pedagogical Residence of UNIFESP and its form of organization; It described and analyzed how the insertion of PRP in public city school takes place; It identified what training actions the program triggers at school; It verified if spaces are created for reflection on the teaching practice, based on the PRP; It identified aspects that consolidate the processes of continuing education of the teachers in these schools based on the Program; It identified other aspects that implicate in professional teacher development related to the insertion of the school into the Program. This is a research of a qualitative approach, which had a field research carried out by professionals who work in a public school in the city of Guarulhos and take part in the PRP, through observation and autobiographical narrative as procedures of data collection. Analyzing the data in the light of the referential, we concluded that the teachers participating in the PRP recognize the contributions of the program to their professional development, debate the teaching from the observation of the actions of the residents and the participation in the formations offered by the university. en
dc.description.abstract A presente pesquisa investigou o desenvolvimento profissional docente no âmbito da instituição escolar, tendo por base a inserção do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Foram analisados os desdobramentos das ações do referido programa no desenvolvimento profissional de professores de escola pública municipal de Guarulhos, participantes dessa iniciativa. O PRP, é um programa de formação inicial que compõe o projeto pedagógico do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem uma organização de estágio curricular e metodologia próprias e, ao mesmo tempo em que é um programa de formação inicial, é também de formação continuada. Partiu-se do pressuposto de que pode contribuir com a formação dos docentes participantes ao oferecer subsídios para o trabalho realizado e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento de uma profissionalidade fundada na reflexão crítica da prática, estudo da teoria e pesquisa. Para tanto, autores como Garcia (1999,2009), Sacristán (1999), Imbernón (2004, 2009), Freire (1991,1997, 2002, 2011), Day (1999), Giglio; Lugli (2013), Gomes (2011), Silvestre (2011) e Panizzolo et. al. (2012), foram referências nesse estudo que teve como objetivos: analisar os desdobramentos das ações do Programa de Residência Pedagógica no desenvolvimento profissional de professores de escola pública municipal de Guarulhos, inseridos nesta iniciativa; discutir as formulações sobre desenvolvimento profissional de professores e suas possibilidades de concretização no contexto do programa de inserção profissional, com ênfase no Programa de Residência Pedagógica; descrever o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP; caracterizar as ações desencadeadas na escola no contexto do PRP, com ênfase nos espaços constituídos para a reflexão sobre a prática docente; identificar aspectos que consolidam o desenvolvimento profissional de professores participantes do PRP em seu contexto de trabalho. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa de campo com coleta de dados por meio de observação e de narrativas orais realizadas com profissionais que trabalham em uma escola da rede pública do município de Guarulhos e participam do PRP. Ao analisar os dados à luz do referencial concluímos que os professores participantes do PRP reconhecem as contribuições do programa para o seu desenvolvimento profissional, refletem a docência a partir da observação das ações dos residentes e da participação nas formações oferecidas pela universidade. pt
dc.format.extent 112p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Continuing Teacher Education en
dc.subject Professionalism en
dc.subject Professional Development en
dc.subject Pedagogical Residence Program en
dc.subject Formação Continuada De Professores pt
dc.subject Profissionalidade pt
dc.subject Desenvolvimento Profissional pt
dc.subject Programa De Residência Pedagógica pt
dc.title Desenvolvimento Profissional De Docentes Participantes Do Programa De Residência Pedagógica Da Unifesp pt
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2017-0394.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pt
unifesp.graduateProgram Educação pt
unifesp.knowledgeArea Educação pt
unifesp.researchArea Políticas Educacionais E Formação De Educadores pt



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