Rorschach Performance Assessment System, R-Pas Em Jovens Com Transtorno De Deficit De Atenção E Hiperatividade E Comorbidades

Rorschach Performance Assessment System, R-Pas Em Jovens Com Transtorno De Deficit De Atenção E Hiperatividade E Comorbidades

Author Haddad, Anna Helena Malouf Cury Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Yazigi, Latife Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Psiquiatria E Psicologia Médica
Abstract The projective technique of Hermann Rorschach is surely one of the most known clinical techniques for the study of normal and pathological psychic functioning. However, there is a lack in the literature of personality disorders, studies that use the Rorschach to access characteristics of children and adolescents, more specifically in research of attention deficit /hyperactivity disorder (ADHD). Objective: Evaluate through the Rorschach R-PAS children and adolescents with the diagnosis of ADHD and other comorbidities associated with the disorder. Instruments: The schedule for affective disorders and schizophrenia for school aged children present and lifetime version, K-SADS-PL was used to access clinical disorder and the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) method was used for personality assessment. Participants: 42 children and adolescents of both genders, aged 9 to 15 years, attended at Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA)do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Method: The participants (clinical group) were compared to a group (nonclinical group) of public and private schools in the city of Goiânia-GO, without a clinical diagnosis, regarding: gender, age, schooling and type of school. The groups were compared by means of statistical tests for independent samples according to the distribution of the numerical variables of interest: t test when the distribution was normal or, otherwise, the Mann- Withney test. Results and discussion: We found statistically significant differences in the variables related to the R-PAS domains of Perception and Thinking (EII-3, WSumCog), as well as Self and other Represenentation (NPH, PHR, ODL, AGC, COP). A qualitative description of themes that were relevant to understandpshychic functioningwas also presented.

A técnica projetiva de Hermann Rorschach é, seguramente, uma das técnicas clínicas mais utilizadas nos estudos sobre o funcionamento psíquico normal e patológico. No entanto, há uma carência na literatura de investigações sobre características de personalidade de crianças e adolescentes que o utilizam como instrumento para a compreensão de transtornos da infância e adolescência, mais especificamente o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Objetivo: avaliar através do Rorschach R-PAS crianças e jovens com diagnóstico de TDAH e comorbidades associadas ao transtorno. Instrumentos: para o diagnóstico clínico foi utilizado o Schedule for affective disorders and schizophrenia for school aged children present and lifetime version, K-SADS–PL, e para os aspectos da personalidade foi empregado o método do Rorschach PerformanceAssessment System, R-PAS. Participantes: 42 jovens de ambos os gêneros, com idade variando de 9 a 15 anos, com diagnóstico de TDAH e comorbidades atendidos no serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA)do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Método Os participantes (grupo clinico) foram comparados com um grupo controle de crianças provenientes de escolas publicas e particulares da cidade de Goiânia-GO, sem qualquer diagnóstico clínico, de idade e escolaridade semelhantes. Os grupos foram comparados por meio de testes estatísticos para amostras independentes de acordo com a distribuição das variáveis numéricas de interesse: teste t quando a distribuição foi normal ou, caso contrário, o teste Mann-Whitney. Para as diferenças estatisticamente significantes, foram calculados os tamanhos de efeito apropriados para cada teste. Resultados e Discussão: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes das variáveis relativas aos domínios da Percepção e do pensamento (EII-3, WSumCog), assim como dos Relacionamentos interpessoais (NPH, PHR, ODL, AGC, COP). Foi também realizada uma descrição qualitativa de temas que se mostraram relevantes.
Keywords Adhd
Oddcd
Anxiety
R-Pas
Child And Adolescence
Tdah
Tod
Angustia
R-Pas
Crianças E Adolescência
Language Portuguese
Date 2017-07-31
Knowledge area Não Informado
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 120p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5033388
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50111

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