Revisão integrativa: Biomecânica da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devodo à lesão medular

Revisão integrativa: Biomecânica da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devodo à lesão medular

Alternative title Integrational review: Biomechanical propulsion in manual wheelchair users with spinal cord injuriy (PARAPLEGIA)
Author Curi, Haidar Tafner Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Ferretti, Eliana Chaves Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Introdução: Indivíduos com lesão medular (LM) do tipo paraplegia realizam propulsão por meio da cadeira de rodas manual (CRM) como recurso alternativo, a fim de promover mobilidade e realizar as atividades da vida cotidiana com maior independência e autonomia. No entanto, a inadequada configuração da cadeira de rodas, assim como o uso prolongado dos membros superiores (MMSS), pode afetar a eficiência da propulsão. Objetivo: Sendo assim, o presente estudo incorporou a metodologia da revisão integrativa para identificar e avaliar estratégias baseadas em níveis de evidências sobre a biomecânica da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método: Foi realizado uma busca de estudos sobre a biomecânica da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular nas bases de dados eletrônicas PubMed, LILACS e SciELO, entre os anos de 2008 a 2018. Resultados: No total, foram encontrados 64 estudos, sendo que, destes, nove constituíram a amostra final da revisão. Dois estudos foram classificados como nível III-2 de evidência. Enquanto, sete estudos foram classificados como nível IV. As evidências indicam que para realizar uma propulsão eficiente e evitar a demanda excessiva ou sobrecarga dos membros superiores é preciso considerar: a velocidade da mão/punho ao aro de propulsão, a posição da liberação da mão durante o impulso, o tamanho do encosto, a manutenção do peso corporal, o nível de atividade diária, a intensidade da propulsão, a posição dos membros superiores durante a fase de impulso e o tempo de lesão. Conclusão: A fim de proporcionar aos usuários de cadeira de rodas uma propulsão eficiente, os profissionais da área de saúde devem considerar a relação entre a técnica de propulsão, configuração da cadeira de rodas, características do usuário e fatores que podem causar dores e lesões nos MMSS
Keywords Propulsão
Cadeira de rodas
Paraplegia
Lesão medular
Biomecânica
Prática baseada em evidências
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Santos
Language Portuguese
Date 2018-12-11
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 32 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49818

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Name: TCC 2018- HAIDAR e Eliana.pdf
Size: 995.8Kb
Format: PDF
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