Análise das ações de um projeto de extensão em educação inclusiva na formação em saúde

Análise das ações de um projeto de extensão em educação inclusiva na formação em saúde

Author Gomes, Fernanda Bozeda Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silva, Carla Cilene Baptista da Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract As atividades de extensão universitária têm como intenção integrar a teoria com a prática efetiva, na qual une o ensino superior com a comunidade e contribuir para a formação dos graduandos. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como as ações realizadas pelo projeto de extensão Educação Inclusiva: integrando atenção interdisciplinar em saúde no atendimento educacional especializado influenciaram a formação de estudantes do campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na análise dos relatórios anuais com a finalidade de descrever as ações realizadas ao longo dos 6 anos de sua existência do projeto. Na segunda etapa foi realizada a aplicação de um questionário por meio do google forms, com intenção de identificar e descrever as contribuições que a participação no referido projeto trouxe para a formação profissional. Do total 23 participantes do projeto, 16 foram contatados via redes sociais e convidados a participar via e-mails. De todos os convidados, 10 responderam o questionário, compondo o total da amostra. Os dados foram analisados e organizados em núcleos temáticos. Todos os participantes são do sexo feminino, sendo cinco do curso de psicologia, quatro de terapia ocupacional e uma de fisioterapia. De acordo com as respostas das participantes, foram elencados os seguintes núcleos temáticos: Aproximação com área da Educação Inclusiva, a interface saúde-educação e o trabalho interprofissional, oportunidade de compreender o cotidiano escolar, importância do brincar e do espaço lúdico na escola e a relação teórico e pratica: vivência da realidade. A pesquisa contribuiu para refletir sobre a importância de participar de um projeto de extensão na formação profissional do graduando. Além disso, este estudo mostra que o ambiente escolar pode ser alvo de intervenções de diversos profissionais, propiciando a inclusão, equidade de direitos, prevenção e promoção da saúde
Keywords Extensão universitária
Ensino em saúde
Educação Inclusiva
Terapia Ocupacional
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Santos
Language Portuguese
Date 2018-12-11
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 48 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49816

Show full item record




File

Name: TCC 2018 FERNANDA GOMES.pdf
Size: 1.304Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account