Ensino clínico na enfermagem: a trajetória da produção científica

Ensino clínico na enfermagem: a trajetória da produção científica

Título alternativo Clinical teaching in nursing: the scientific production path
Enseñanza clínica en la enfermería: la trayectoria de la producción científica
Autor Guedes, Glauteice Freitas Autor UNIFESP Google Scholar
Ohara, Conceicao Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Gilberto Tadeu Reis Da Google Scholar
Franco, Glaci Regina Rodrigues de Melo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdade Santa Marcelina Grupo de Pesquisa de Formação em Educação em Saúde
Resumo It's a bibliographic study, in which it was made a scientific production survey on nursing referring to clinical teaching in the Catálogo de Dissertações e Teses do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) (Nursing Study and Research Center's Dissertation and Thesis Catalog) from Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn (Brazilian Nursing Association) between 1979 and 2004. It was aimed to describe the study distribution regarding to the number of publishing, applied title, publishing origin, year of application, methodology used and the theme approached. It was concluded that scientific production in this area is still incipient. Thus, we can improve our duties as an educator and occupy our space in the education and health in a competent and qualified way.

Tratase de un estudio bibliográfico, en lo cual se realizó un estudio de la producción científica de enfermería referente a la enseñanza clínica en el Catálogo de Disertaciones y Tesis del Centro de Estudios e Investigación en Enfermería (CEPEn) de la Asociación Brasileña de Enfermería - ABEn en el período de 1979 a 2004. Su objetivo fue describir la distribución de esos estudios cuanto al número de publicaciones, título defendido, origen de la publicación, año de defensa, metodología utilizada y temática abordada. Se concluyó que la producción científica en esa área aún está incipiente. Así, podremos perfeccionar nuestras tareas como educador y ocupar de forma competente y calificada su espacio en el sistema de educación y salud.

Trata-se de um estudo bibliográfico, no qual se realizou um levantamento da produção científica de enfermagem referente ao ensino clínico no Catálogo de Dissertações e Teses do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, no período de 1979 a 2004. Objetivou descrever a distribuição desses estudos quanto ao número de publicações, título defendido, origem da publicação, ano de defesa, metodologia utilizada e temática abordada. Concluiu-se que a produção científica nessa área ainda está incipiente. Assim, poderemos aperfeiçoar nossos fazeres enquanto educadores e ocupar de forma competente e qualificada nosso espaço no sistema de educação e saúde.
Palavra-chave Nursing
Teaching
Education
Enfermagem
Ensino
Educação
Idioma Português
Data de publicação 2009-04-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 2, p. 283-286, 2009.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 283-286
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000200018
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672009000200018 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4980

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672009000200018.pdf
Tamanho: 52.41KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta