Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde

Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde

Título alternativo Life stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health students
Autor Oliveira, Cláudia Maria de Autor UNIFESP Google Scholar
Jesus, Paulo Google Scholar
Junqueira, Virgínia Autor UNIFESP Google Scholar
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
Assunto Ensino em saúde
Narrativa
Escuta
Alteridade
Humanização
Cobertura Bauru/SP
Idioma Português
Data 2016-10-01
Publicado em OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X (Sherpa/Romeo)
Editor Ciência e Educação
Extensão 975-991
Fonte http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: 1516-7313-ciedu-22-04-0975.pdf
Tamanho: 273.6Kb
Formato: PDF
Descrição: Artigo principal
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)