Uso de um aplicativo de delivery em restaurantes de Santos - SP

Uso de um aplicativo de delivery em restaurantes de Santos - SP

Author Freitas, Carolina do Amaral Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Bandoni, Daniel Henrique Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Realizou-se uma pesquisa com com o objetivo analisar o uso do aplicativo iFood pelos consumidores e estabelecimentos cadastrados na cidade de Santos. O desenvolvimento foi baseado na aplicação de dois questionários online via Formulários Google, um para os usuários do iFood, com 114 voluntários, identificando seus perfis, hábitos e preferências ao usar o app, e outro para os restaurantes cadastrados, com 41 voluntários, buscando informações sobre aumento das vendas, vantagens e desvantagens do app, média de atendimentos, entre outras. Através das respostas, identificou-se o perfil do cliente, sendo a maioria jovem do sexo feminino, que utiliza o iFood de uma a três vezes no mês, no jantar. O iFood possibilitou a descoberta de novos restaurantes para os usuários, que passaram a experimentá-los com maior frequência. Quanto às reclamações, a maioria dos problemas com os pedidos feitos no iFood são de responsabilidade dos restaurantes, e não da plataforma, mostrando eficiência do app. O preço aparece como principal fator na hora de escolher um restaurante pelo iFood, seguido do cardápio e taxa de entrega. O questionário respondido pelos restaurantes mostrou que o principal motivo na adesão foi a busca por novos clientes e facilitar o processo de realizar o pedido para os consumidores. 51,2% dos restaurantes são adeptos exclusivos ao iFood, mas o meio mais utilizado para receber pedidos ainda é a ligação por telefone. Todos os voluntários responderam que o iFood aumentou suas vendas e atraiu novos clientes, por outro lado, a comissão cobrada pelo aplicativo é sua maior desvantagem, seguido da alta concorrência por ter muitos restaurantes cadastrados. Quanto ao suporte oferecido pelo iFood, 78% dos restaurantes consideram eficiente, e todos já precisaram utilizá-lo. Pela pesquisa, entende-se que o iFood é uma boa opção para os restaurantes que buscam visibilidade e atingir mais clientes, tanto para novos estabelecimentos quanto os mais antigos, sendo sua principal vantagem o alto investimento em publicidade, atraindo cada vez mais novos usuários. Porém, algumas melhorias relacionadas à comunicação com a plataforma e sua elevada comissão são necessárias.
Keywords Restaurantes
Alimentação Coletiva
Comportamento Alimentar
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
Language Portuguese
Date 2018-12-11
Published in FREITAS, Carolina do Amaral. Uso de um aplicativo de delivery em restaurantes de Santos - SP. 2018. 8 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Knowledge area Nutrição
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 08 p.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49761

Show full item record




File

Name: CarolinaAmaral ResumoExpandido 2018.pdf
Size: 188.0Kb
Format: PDF
Description: Resumo Expandido TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account