A construção da identidade profissional na graduação do nutricionista

A construção da identidade profissional na graduação do nutricionista

Título alternativo Construction of professional identity in undergraduate courses for nutritionists
La construcción de la identidad profesional en la graduación del nutricionista
Autor Banduk, Maria Luiza Sampaio Autor UNIFESP Google Scholar
Ruiz-Moreno, Lidia Autor UNIFESP Google Scholar
Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
Resumo This study aimed to find how nutritionists' professional identity is developed during undergraduate courses, based on statements from coordinators and students of nutrition courses in the municipality of São Paulo. Professional identity was seen to be a subject of concern, albeit non-systematically, developed through discussions on nutritionists' specific attributes and ethical concepts. The coordinators believed that debate and research on the topic were important and should be conducted during the course in interdisciplinary form, within the classroom routine. They proposed going into this subject more deeply and warned about the need for teacher training. The students were concerned about immediate professional practice, which is clearly diversifying, and about social recognition. It was concluded that this subject is important because of the great expansion of the science of nutrition and the activities of nutritionists, within a context conditioned by current public polices. It was seen that nutritionists' identity has been undergoing a formation process.

Este artículo se propone conocer como se trabaja la identidad profesional en la graduación de nutricionistas a partir de declaraciones de coordinadores y alumnos de los cursos de nutrición en el municipio de São Paulo, Brasil. Se ha observado que, aunque de forma asistemática, la identidad profesional es objeto de preocupación, trabajada por medio de discusiones sobre atribuciones específicas del nutricionista y conceptos éticos. Los coordinadores consideran importantes el debate y la investigación sobre el tema. Proponen una mayor profundización, advirtiendo sobre la necesidad de formación docente. Los alumnos se preocupan con la práctica profesional inmediata, en franca diversificación, y con el reconocimiento social. El asunto es relevante verificándose que la identidad del nutricionista revive un proceso de construcción.

Propôs-se conhecer como a identidade profissional é trabalhada na graduação de nutricionistas, com base em depoimentos de coordenadores e alunos dos cursos de nutrição no município de São Paulo. Observou-se que, embora de forma assistemática, a identidade profissional é objeto de preocupação, trabalhada por meio de discussões sobre atribuições específicas do nutricionista e conceitos éticos. Coordenadores consideram importantes o debate e a pesquisa sobre o tema, recomendando sua ocorrência na graduação de modo transversal, no cotidiano das aulas. Propõem um maior aprofundamento da questão, advertindo sobre a necessidade de formação docente. Alunos preocupam-se com a prática profissional imediata, em franca diversificação, e com o reconhecimento social. Conclui-se que, em função da grande expansão da ciência da Nutrição e da atuação do nutricionista e tendo em conta o contexto condicionado pelas atuais políticas públicas, o assunto é relevante, verificando-se que a identidade do nutricionista revive um processo de construção.
Palavra-chave Nutritionist
Professional identity
Undergraduate courses
Nutrition
Higher education
Nutricionista
Identidade profissional
Graduação
Nutrição
Ensino superior
Idioma Português
Data de publicação 2009-03-01
Publicado em Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 13, n. 28, p. 111-120, 2009.
ISSN 1414-3283 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP
Extensão 111-120
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000100010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-32832009000100010 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4907

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1414-32832009000100010.pdf
Tamanho: 77.65KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta