Nova versão e validação do questionário de qualidade de vida em pacientes portadores de fibrilação atrial

Nova versão e validação do questionário de qualidade de vida em pacientes portadores de fibrilação atrial

Author Moreira, Lita Simone Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Luna Filho, Braulio Luna Filho Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Cardiologia)
Abstract A fibrilação atrial (FA) é uma arritmia comum na prática clínica e tem impacto na qualidade de vida dos pacientes. A influência da FA sobre a qualidade de vida deve ser avaliada com um instrumento específico. Incorporar no Questionário de Qualidade de Vida para Pacientes com Fibrilação Atrial (QVFA) aspectos das dimensões física e psicológica e validar por meio de análise das propriedades psicométricas. A revalidação QVFA com os novos inseridos domínios (Fadiga, Bem-estar e Percepção da doença) foi realizada com comparação com SF-36 e QVFA original. A reprodutibilidade foi testada por meio do teste-reteste e da consistência interna através da comparação dos questionários aplicados em 40 pacientes para análise da reprodutibilidade intraobservador e interobservador com intervalos quinzenais. Avaliou-se a responsividade com base na variação do escore total do QVFA versão 2 (v.2) ao longo do tempo. Aplicou-se 288 questionários (96 SF-36, 96 QVFA v.1 e 96 QVFA v.2 ) no início do estudo; 15 dias depois e aos 12 meses. A validade de construto foi demonstrada pela correlação entre QVFA v.1 e QVFA v.2 (r = 0,729 e 0,802), respectivamente, com o questionário SF-36. O domínio Fadiga mostrou forte correlação com o domínio Capacidade Funcional do SF-36 (rs = 0,748). Similarmente o domínio Bem-Estar também constatou forte correlação com a capacidade funcional (rs = 0,731). O domínio Percepção da Doença, revelou moderada correlação com cada um dos oito domínios do SF-36. No geral, o QVFA v.2 teve boa confiabilidade com valores do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) de 0,69 e 0,98 para análise de repetibilidade. Na reprodutibilidade do instrumento, o CCI mostrou escores de 0,48 e 0,94. A análise de consistência interna para a reprodutibilidade para QVFA v.2 também demonstrou coeficiente alfa de Cronbach de 0,82. O QVFA v. 2 foi responsivo às oscilações clínicas durante o seguimento dos pacientes com diferenças nas médias dos escores do QVFA v.2 (52,9 e 26,3) comparado a avaliação inicial e até 12 meses. Resultado similar observou-se com o questionário SF-36 (410 e 559). Os domínios Fadiga (9,1 - 4,2), Bem-Estar (11,0 - 4,8), Percepção da Doença (11 - 5,3) foram responsivos indicado pelas diferenças estatísticas. O QVFA v. 2 é um questionário mais completo que sua primeira versão demonstrou-se reprodutível e sensível para detectar mudanças nas condições clínicas e emocionais dos pacientes.
Keywords versão
questionário de qualidade
vida
fibrilação atrial
Language Portuguese
Date 2014-03-28
Published in MOREIRA, Lita Simone Lopes. Nova versão e validação do questionário de qualidade de vida em pacientes portadores de fibrilação atrial. 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1999348
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49028

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account