Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial

Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial

Autor Mazzega, Lais Carvalho Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Perissinoto, Jacy Perissinoto Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Resumo O transtorno do espectro do autismo (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritos de interesses e de atividades (DSM-V, 2013). As manifestações do quadro são presentes em níveis variáveis entre indivíduos desde o início da infância e podem ser evidenciadas à medida que as demandas sociais excedem o limite de suas habilidades. A hipótese levantada é de que a exposição à estimulação circunstancial geraria impactos sociais e de linguagem mensuráveis. Objetivo: Verificar possíveis impactos da estimulação circunstancial de aspectos sociais e de linguagem em ambiente contextualizado em adolescentes com TEA. Método: A amostra foi composta por 11 indivíduos do sexo masculino e 1 do sexo feminino com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os critérios do DSM V (APA, 2013) e CID 10 (OMS, 1998). A média de idade encontrada na amostra foi de 16:1 anos. Todos comunicavam-se predominantemente pelo código verbal, realizavam atividades pedagógicas e/ou ocupacionais rotineiramente e participaram das atividades de contexto social propostas com pelo menos, 75% de frequência. Os indivíduos foram avaliados pré e pós a exposição à atividade teatral quanto a compreensão, realização de inferência, memória e habilidades no reconto de uma história. Os dados obtidos foram relacionados às variáveis de QI e Habilidades adaptativas. Resultados: Não houve diferença mensurável em aspectos sociais e de linguagem comparar a avaliação pré e pós estimulação circunstancial em ambiente contextualizado.
Assunto transtorno autistico
linguagem
teoria da mente
Idioma Português
Data 2015-02-25
Publicado em MAZZEGA, Lais Carvalho. Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Linha de pesquisa Fonoaudiologia
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 51 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2367701
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48996

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