Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial

Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial

Author Mazzega, Lais Carvalho Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Perissinoto, Jacy Perissinoto Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Abstract O transtorno do espectro do autismo (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritos de interesses e de atividades (DSM-V, 2013). As manifestações do quadro são presentes em níveis variáveis entre indivíduos desde o início da infância e podem ser evidenciadas à medida que as demandas sociais excedem o limite de suas habilidades. A hipótese levantada é de que a exposição à estimulação circunstancial geraria impactos sociais e de linguagem mensuráveis. Objetivo: Verificar possíveis impactos da estimulação circunstancial de aspectos sociais e de linguagem em ambiente contextualizado em adolescentes com TEA. Método: A amostra foi composta por 11 indivíduos do sexo masculino e 1 do sexo feminino com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os critérios do DSM V (APA, 2013) e CID 10 (OMS, 1998). A média de idade encontrada na amostra foi de 16:1 anos. Todos comunicavam-se predominantemente pelo código verbal, realizavam atividades pedagógicas e/ou ocupacionais rotineiramente e participaram das atividades de contexto social propostas com pelo menos, 75% de frequência. Os indivíduos foram avaliados pré e pós a exposição à atividade teatral quanto a compreensão, realização de inferência, memória e habilidades no reconto de uma história. Os dados obtidos foram relacionados às variáveis de QI e Habilidades adaptativas. Resultados: Não houve diferença mensurável em aspectos sociais e de linguagem comparar a avaliação pré e pós estimulação circunstancial em ambiente contextualizado.
Keywords transtorno autistico
linguagem
teoria da mente
Language Portuguese
Date 2015-02-25
Published in MAZZEGA, Lais Carvalho. Desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Fonoaudiologia
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 51 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2367701
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48996

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account