Alterações hemodinâmicas e neuro-humorais na hipertensão dois rins, um clipe (2r1c) e no infarto agudo do miocárdio (iam) no camundongo tgm (rton)

Alterações hemodinâmicas e neuro-humorais na hipertensão dois rins, um clipe (2r1c) e no infarto agudo do miocárdio (iam) no camundongo tgm (rton)

Author Jara, Zaira Palomino Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Casarini, Dulce Elena Casarini Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract Recentemente, vias alternativas de formação de angiotensina II (Ang II) foram identificadas, incluindo a tonina, catepsinas e calicreínas, que são capazes de agir sobre o Agt e formar diretamente Ang I ou Ang II. Estas vias alternativas formadoras de Ang II parecem ter um papel fundamental em processos fisiopatológicos decorrentes dos efeitos deletérios da Ang II. Estudo em animal transgênico [TGM(rTon?)], superexpressando tonina no encéfalo, coração, rins e glândulas adrenais, verificou menor índice peso coração/peso corporal no quadro de hipertrofia cardíaca dependente de isoproterenol, indicando perfil oposto ao esperado em condições de níveis elevados de Ang II. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi estudar a via tonina-Ang II na fisiologia cardíaca e da pressão arterial (PA) e em quadros fisiopatológicos de dano cardíaco [hipertensão renovascular e infarto agudo do miocárdio (IM)] utilizando o camundongo transgênico TGM(rTon?). Os camundongos controle [C57BL/6 e homozigoto nulo (NTC57BL/6)] e TGM(rTon') foram submetidos às cirurgias sham, 2-rins 1-clipe (2R1C) e à indução de IM. Em ambos as patologias, hipertensão renovascular (2R1C) e IM, foram analisados os parâmetros hemodinâmicos, autonômicos e morfológicos. Adicionalmente, no quadro do IM, as concentrações dos neurohumorais, angiotensinas e catecolaminas, foram quantificadas utilizando cromatografia líquida de alta performance. A comparação entre os grupos C57BL/6 e NTC57BL/6 indicou que o animal homozigoto nulo não é um controle adequado para o estudo, visto que apresentou alterações de PA, freqüência cardíaca e de outros parâmetros cardiovasculares. No estado basal, o aumento da PA e da atividade simpática observado nos camundongos TGM(rTon') é acompanhado de níveis elevados de noradrenalina e adrenalina quando comparados ao grupo C57BL/6, que podem ser decorrentes de quantidades maiores de Ang II central e circulante. Por outro lado, no coração, a superexpressão da tonina não se traduz em concentrações aumentadas de Ang II, uma vez que o animal TGM(rTon?) apresentou concentrações diminuídas de Ang II e aumentadas de angiotensina-(1-7) [Ang-(1-7)]. Tanto no quadro da hipertensão renovascular quando do IM, a análise dos parâmetros autonômicos indicou que o grupo TGM(rTon') apresentou menor índice de prognóstico de morbidade em relação ao grupo C57BL/6. Em conclusão, nossos resultados indicam que o grupo TGM(rTon?) recruta processos tecido-específicos, como por exemplo uma maior formação de Ang-(1-7) observada no coração, que podem estar relacionados à atenuação dos efeitos fisiopatológicos no quadro da hipertensão renovascular e IM.
Keywords tonina
sistema tonina-angiotensina ii
hipertensão 2rins-1clipe
infarto agudo do miocárdio
Language Portuguese
Date 2014-06-30
Published in JARA, Zaira Palomino. Alterações hemodinâmicas e neuro-humorais na hipertensão dois rins, um clipe (2r1c) e no infarto agudo do miocárdio (iam) no camundongo tgm (rton). 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2171652
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48973

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account