Estudo da audição em tabagistas: avaliação comportamental e eletrofisiológica

Estudo da audição em tabagistas: avaliação comportamental e eletrofisiológica

Autor Cunha, Taniara de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Iorio, Maria Cecilia Martinelli Iorio Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Resumo Objetivo: Estudar a audição de tabagistas adultos, por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos. Métodos: Foram avaliados 46 indivíduos divididos em dois grupos: 23 indivíduos tabagistas do grupo estudo (GE) e 23 indivíduos não tabagistas do grupo comparação (GC). Estes sujeitos foram submetidos à anamnese, questionário sócio demográfico, questionário de Fagerström e avaliação auditiva comportamental (audiometria tonal limiar, logoaudiometria e imitanciometria) e eletrofisiológica (PEATE e P300). Os resultados encontrados nesta avaliação foram analisados estatisticamente e as respostas obtidas entre os grupos foram comparadas. Resultados: Os resultados revelaram diferença significativa entre os dois grupos nos testes comportamentais (audiometria tonal e LRF). A maioria dos tabagistas encontrase nas categorias elevado e muito elevado do questionário de Fagerstöm e o fumante tem mais queixas relacionadas à tontura, otalgia, respiração, atenção, memória e zumbido, do que o não fumante. A curva timpanométrica do tipo “C” ocorre apenas no grupo Estudo. Não há diferença significativa entre as médias da Amplitude e da Latência do P300 e de Latência e Interpicos no PEATE entre os dois grupos. Conclusões: Tabagistas apresentam limiares de audibilidade e de reconhecimento de fala mais elevados e índice de reconhecimento de fala mais rebaixado. Não houve diferença entre a avaliação eletrofisiológica de tabagistas e não tabagistas.
Assunto tabagismo
transtornos da audição
nicotina
Idioma Português
Data 2013-02-27
Publicado em CUNHA, Taniara de Souza. Estudo da audição em tabagistas: avaliação comportamental e eletrofisiológica. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Linha de pesquisa Fonoaudiologia
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 135 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=98762
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48950

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)