Prevalência da sindrome metabolica em trabalhadores de indústria automotiva nos diferentes turnos de trabalho

Prevalência da sindrome metabolica em trabalhadores de indústria automotiva nos diferentes turnos de trabalho

Autor Santos, Evelin Moreno dos Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Martino, Milva Maria Figueiredo de Martino Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Enfermagem
Resumo A Síndrome Metabólica pode ser considerada um mal do século, sua prevalência atinge de 20 a 25% da população mundial. O trabalho noturno apresenta significativa associação com determinada enfermidade, principalmente pelo desajuste do ritmo circadiano. O objetivo do estudo é: verificar a prevalência da Síndrome Metabólica em trabalhadores nos turnos diurno e noturno. Este estudo é quantitativo, transversal e comparativo. A pesquisa será realizada em uma indústria automotiva do município de Sorocaba (SP) e a população do estudo será constituída por trabalhadores (1º turno n= 30; 2º turno n= 30, 3º turno n= 16, turno administrativo n= 21) dos turnos de trabalho. Para coleta de dados empregaremos: Ficha de identificação, Questionário do Sono para verificar a prevalência de queixas relativas ao sono, Questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Avaliação do Cronotipo, Questionário Internacional de Atividade Física e Diário do Sono. Realizaremos também outras avaliações, como: Pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Razão Cintura Quadril, Circunferência Abdominal, dosagem da insulina e da glicemia. Questionários e mensurações serão realizados uma única vez.
Assunto síndrome metabólica
trabalho em turnos
sono
Idioma Português
Data 1905-07-06
Publicado em SANTOS, Evelin Moreno dos. Prevalência da sindrome metabolica em trabalhadores de indústria automotiva nos diferentes turnos de trabalho. 2014. 53 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Linha de pesquisa Enfermagem
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 53 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1638281
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48924

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)