Sequência de möbius: estudo do esfíncter velofaríngico

Sequência de möbius: estudo do esfíncter velofaríngico

Autor Silva, Renata Ramalho da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Guedes, Zelita Caldeira Ferreira Guedes Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Resumo Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o fechamento do esfíncter velofaríngico, observando sua mobilidade, e implicações na fala quanto à articulação e ressonância em pacientes nascidos com a Sequência de Möbius (SM). MÉTODO: Foram avaliadas 9 crianças, sendo 1 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idades entre 11 meses e 13 anos, todas nascidos com SM. As avaliações nasofibrolaringoscópicas foram realizadas no Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ? Escola Paulista de Medicina (EPM) durante o ano de 2012, por otorrinolaringologista e a avaliação fonoaudióloga através da análise perceptiva auditiva da voz que deverão complementar as informações resultantes da nasonasofibrolaringoscopia. Resultado: No exame nasofibrolaringoscopia realizado em 8 pacientes com Sequência de Möbius pudemos observar que 86% apresentou tipo de fechamento incompleto e 14% tipo de fechamento completo. Observamos também o padrão de fechamento nos pacientes avaliados com Sequência de Möbius e os mesmos apresentaram 72% padrão de fechamento coronal, 14% padrão de fechamento circular e 14% padrão de fechamento coronal com presença de Prega de Passavant. Conclusão: O paciente com paralisia facial unilateral completa apresentou movimentação de paredes laterais com fechamento coronal; o paciente com paralisia facial inferior no terço médio apresentou fechamento circular e o paciente com paralisia facial bilateral completa não apresentou movimentação de paredes laterais e fechamento coronal.
Assunto sequência de möbius
fechamento esfíncter veolfaríngico
fonoaudiologia
Idioma Português
Data 2013-03-27
Publicado em SILVA, Renata Ramalho da. Sequência de möbius: estudo do esfíncter velofaríngico. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Linha de pesquisa Fonoaudiologia
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 53 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=85670
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48909

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)