Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes problemas de saúde mental

Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes problemas de saúde mental

Author Vieira, Marlene Apolinario Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Bordin, Isabel Altenfelder Santos Bordin Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Psiquiatria e Psicologia Médica
Abstract Verificar a capacidade prévia dos professores (em teoria e na prática) de identificar e encaminhar adequadamente alunos do ensino fundamental II e ensino médio com possíveis problemas de saúde mental; (2) avaliar a efetividade de uma estratégia de psicoeducação para professores, visando a aumentar a competência desses educadores para identificar problemas de saúde mental em alunos adolescentes e de realizar os encaminhamentos a serviços especializados. Métodos: Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva, que compreende dois estudos: (1) o estudo principal é longitudinal com análise tipo antes e depois, sem grupo controle, que possibilita avaliar a efetividade de um modelo de capacitação em saúde mental para professores da rede de ensino público do Estado de São Paulo; (2) o segundo estudo (caso-controle) é complementar ao primeiro e possibilita avaliar a capacidade de identificação do professor de problemas de saúde mental entre seus alunos antes da intervenção psicoeducativa. A amostra do estudo longitudinal incluiu 32 professores de uma escola pública estadual da região Centro-Sul da cidade de São Paulo. Antes e depois da capacitação, solicitou-se aos professores que avaliassem sete vinhetas (alto risco para psicose, depressão, conduta, hiperatividade, mania, problemas de aprendizagem e adolescência normal) com o propósito de verificar sua capacidade para identificar cada quadro psicopatológico como “problema” e fazer o encaminhamento correspondente. O estudo caso-controle avaliou diferenças entre dois grupos de estudantes, aqueles selecionados pelos professores como apresentando possíveis problemas emocionais/comportamentais (casos identificados pelos professores antes da capacitação; N=26) e aqueles não selecionados pelos professores (controles da mesma série, sexo e faixa etária; N=26). Um questionário de rastreamento para problemas emocionais/comportamentais (Youth Self Report/YSR) identificou problemas de externalização (violação de regras/comportamento agressivo) e problemas de internalização (ansiedade/depressão) em casos e controles. Resultados: Os professores mostraram capacidade prévia para identificar na prática os alunos mais sintomáticos (comorbidade entre problemas de internalização e externalização) como necessitados de assistência em saúde mental. A maioria dos professores já sabia identificar teoricamente como “problema” todos os quadros psicopatológicos descritos nas vinhetas e mostraram dificuldade em identificar ausência de problemas na vinheta de adolescência normal. A estratégia psicoeducativa foi efetiva para os professores que não sabiam identificar depressão, alto risco e adolescência normal. Quanto à identificação associada ao encaminhamento adequado, a capacitação foi efetiva para todos os quadros psicopatológicos e também para a adolescência normal. Conclusões: A estratégia psicoeducativa adotada foi mais efetiva nas áreas onde os professores tinham maior dificuldade, como em discernir adolescência normal de adolescência com problemas de saúde mental e, principalmente, realizar o encaminhamento adequado dos alunos com necessidade de assistência em saúde mental.
Keywords saude mental
saude escolar
adolescencia
ensino fundamental e medio
capacitacao profissional
Language Portuguese
Date 2013-03-27
Published in VIEIRA, Marlene Apolinario. Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes problemas de saúde mental. 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=378436
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48902

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account