Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do questionário hearing implant sound quality index - (hisqui19)

Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do questionário hearing implant sound quality index - (hisqui19)

Autor Caporali, Priscila Faissola Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Chiari, Brasilia Maria Chiari Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Resumo Introdução: O questionário HISQUI foi desenvolvido internacionalmente para auto-avaliar as possíveis situações auditivas de pessoas com implante coclear e, é um dos poucos com esta especificidade no mundo. A prática clínica brasileira revelou a necessidade de ter um instrumento exclusivo para este tipo de implante que rastreie essas dificuldades como complemento do processo de reabilitação auditiva. Objetivo: Traduzir e adaptar o questionário Hearing Implant Sound Quality Index ? HISQUI19 para o português brasileiro. METODO: O processo de tradução e adaptação transcultural foi realizado seguindo as etapas metodológicas preconizada por Guillemin et al (1993), Beaton et al (2000) e Reichenheim e Moraes (2007). Resultados: Os resultados evidenciaram necessidade da utilização de termos simples de fácil entendimento no lugar de expressões complexas. Não houve necessidade de alterações conceituais. Conclusão: A versão em Português Brasileiro do questionário Hearing Implant Sound Questionnarie Index ? HISQUI19 mostrou eficácia na pesquisa da qualidade sonora do Implante Coclear e está apta para o processo de validação.
Assunto questionários
tradução
adaptação transcultural/
implante coclear / adulto
Idioma Português
Data 2015-01-31
Publicado em CAPORALI, Priscila Faissola. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do questionário hearing implant sound quality index - (hisqui19). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Linha de pesquisa Fonoaudiologia
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 73 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2372279
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48864

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)