Expressão e atividade de proteases durante a diferenciação de queratinócitos humanos

Expressão e atividade de proteases durante a diferenciação de queratinócitos humanos

Autor Branco, Priscila Praxedes Garcia Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Araujo, Mariana da Silva Araujo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ciências Biológicas (Biologia Molecular)
Resumo Na pele normal, os queratinócitos migram do estrato basal para os estratos suprabasais e superficiais da epiderme, seguindo um complexo processo de diferenciação regulado por diversos mecanismos, onde enzimas desempenham um papel crucial. Estudamos a expressão de proteases e suas atividades em queratinócitos da linhagem HaCaT desde um estágio proliferativo até os diferenciados. As células foram cultivadas em meios contendo diferentes concentrações de Ca2+, sem ou com soro fetal bovino (SFB) durante treze dias. As células cultivadas em DMEM + SFB atingiram a diferenciação terminal no tempo estudado. A expressão de enzimas foi analisada por PCR em tempo real e atividade amidolítica foi medida com diferentes substratos FRET e caracterizada por inibidores específicos sintéticos. A expressão de calicreína (hK) 7 e hK5 foi detectada em todo o tempo e as suas atividades foram maiores no dia 9, sobrepondo-se à expressão de citoqueratina 10 e involucrina – um marcador do estrato granuloso. A expressão de catepsina B foi mais pronunciada no dia 6 e a sua atividade foi detectada em todo o curso do processo de diferenciação, indicando que a expressão da enzima ocorre em todas as camadas da epiderme. A maior expressão de catepsina D foi no dia 13 e sua atividade tornou-se relevante a partir do dia 3. Os nossos resultados mostram que a atividade enzimática e o perfil de expressão, nos dias estudados, estão correlacionados com eventos que participam na diferenciação da epiderme humana. Neste contexto, o presente sistema de cultura de células simplificado pode ser utilizado como uma ferramenta eficiente para o estudo da pele humana.
Assunto queratinócitos
células hacat
cálcio
diferenciação celular
proliferação celular
Idioma Português
Data 2013-04-24
Publicado em BRANCO, Priscila Praxedes Garcia. Expressão e atividade de proteases durante a diferenciação de queratinócitos humanos. 2013. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Linha de pesquisa Bioquímica
Área de concentração Ciências biológicas
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=137870
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48863

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)