Detecção de fonemas, fonologia, comportamento auditivo em atividades diárias e qualidade de vida: um estudo em escolares usuários de próteses auditivas

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dc.contributor.advisor Iorio, Maria Cecilia Martinelli Iorio [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Souza, Marilia Rodrigues Freitas de [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-07-30T11:53:33Z
dc.date.available 2018-07-30T11:53:33Z
dc.date.issued 2015-06-24
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3063247 pt
dc.identifier.citation SOUZA, Marilia Rodrigues Freitas de. Detecção de fonemas, fonologia, comportamento auditivo em atividades diárias e qualidade de vida: um estudo em escolares usuários de próteses auditivas. 2015. 133 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48804
dc.description.abstract Objetivo: Caracterizar a audição, o uso da amplificação, a audibilidade para sons de fala, a fonologia, o comportamento auditivo em atividades diárias e a qualidade de vida em escolares com perda auditiva neurossensorial bilateral pré-lingual de grau leve a severo. Método: Foram avaliadas 22 crianças, de oito a 14 anos, usuárias de próteses auditivas. Foi realizada entrevista com responsáveis, avaliação audiológica, verificação das próteses auditivas ? mapeamento visível de fala amplificada, pesquisa dos limiares de detecção para os sons de Ling, avaliação da fonologia e investigação do comportamento auditivo em atividades diárias e da qualidade de vida, com uso dos questionários ABEL e PedsQL. Procurou-se correlacionar o Índice de Inteligibilidade de Fala com os limiares de audibilidade para fonemas; a avaliação fonológica com a idade de intervenção, com o tempo de uso diário das próteses auditivas, com a detecção de fonemas, com o Índice de Inteligibilidade de Fala e com a realização de terapia fonoaudiológica. Procurou-se ainda comparar a mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde referida pelo escolar e por seus pais e correlacionar o comportamento auditivo em atividades diárias com a qualidade de vida relacionada à saúde, com a detecção de fonemas e com a avaliação fonológica. Resultados: A perda auditiva de causa desconhecida foi a de maior ocorrência, com predomínio do grau moderado, de configuração descendente acentuada. Com relação ao tempo de uso da amplificação, houve concordância entre as informações armazenadas no registro de dados e as informações referidas (p-valor<0,001*), com maior ocorrência de uso contínuo, superior a dez horas diárias. O Índice de Inteligibilidade de Fala com prótese foi maior que na situação sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). Os limiares de detecção de fonemas com prótese foram menores do que na condição sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). A população avaliada apresentou Porcentagem de Consoantes Corretas acima de 95%, com episódios de produtividade dos processos fonológicos frontalização de palatal, simplificação do encontro consonantal e simplificação da consoante final. Na avaliação subjetiva do Comportamento Auditivo e da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, o Aspecto Emocional foi o mais prejudicado. Conclusão: Há correlação negativa entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e os limiares de detecção de todos os fonemas na situação sem próteses auditivas e entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e o limiar de detecção do fonema /s/ na situação com próteses auditivas. Não há correlação entre a avaliação fonológica e: o índice de inteligibilidade de fala, a detecção de fonemas com próteses, a idade na protetização, o tempo de uso diário das próteses, e a realização de terapia fonoaudiológica. Quanto ao instrumento de avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (PedsQL), em apenas 17% dos itens avaliados (quatro itens) há diferença entre as respostas fornecidas pelos pais e pelas crianças. O escore total do questionário ABEL está correlacionado ao Sub-escore Psicossocial e ao Escore Total do módulo genérico de auto avaliação do PedsQL. Não há correlação entre a avaliação da fonologia e a detecção dos sons de Ling com o comportamento auditivo em atividades diárias avaliado pelo questionário ABEL. pt
dc.format.extent 133 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject perda auditiva pt
dc.subject criança pt
dc.subject auxiliares de audição pt
dc.subject qualidade de vida pt
dc.title Detecção de fonemas, fonologia, comportamento auditivo em atividades diárias e qualidade de vida: um estudo em escolares usuários de próteses auditivas pt
dc.type Tese de doutorado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2015-0195.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt
unifesp.graduateProgram Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pt
unifesp.knowledgeArea Ciências da saúde pt
unifesp.researchArea Fonoaudiologia pt



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