Análise das subpopulações linfocitárias no sedimento urinário de pacientes com nefrite lúpica

Análise das subpopulações linfocitárias no sedimento urinário de pacientes com nefrite lúpica

Author Mesquita Junior, Danilo Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Souza, Alexandre Wagner Silva de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia
Abstract Introdução: lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, que se caracteriza pelo envolvimento de diversos órgãos e sistemas. Alterações do sistema imunológico são frequentes no LES, com envolvimento de subpopulações linfocitárias efetoras e regulatórias. A nefrite lúpica (NL) tem impacto significativo na morbidade e mortalidade de pacientes com LES. Marcadores urinários são candidatos para uma avaliação acurada da NL, pois podem representar alteração local imediata do status renal. Objetivos: avaliar a frequência de subpopulações de linfócitos T (LT) CD4+ na urina e no sangue periférico de pacientes com NL e analisar associações com parâmetros clínicos e imunológicos. Métodos: a citometria de fluxo foi utilizada para avaliar a frequência de subpopulações de LT CD4+ na urina e em células mononucleares do sangue periférico (CMSP) de 17 pacientes com NL ativa e em 20 pacientes com nefrite controle (NC), enquanto em 10 controles sadios (CS) foram avaliadas apenas a frequência de subpopulações de LT CD4+ em CMSP. Subpopulações de LT CD4+ no CMSP foram reavaliadas em seis meses de terapia de indução para a NL. Os subtipos de LT em tecido renal foram detectados por imunohistoquímica. Resultados: pacientes com NL apresentam frequência diminuída de LT CD4+ no sangue periférico (SP) quando comparado a NC e CS (p = 0,0001), houve menor frequência de células T regulatórias no SP em relação à NC (p = 0,014). Porém, não houve diferença quanto às subpopulações de LT CD4+ na urina quando comparamos NL e NC. Aos seis meses de tratamento, os pacientes com NL mostraram elevação significativa na frequência de células Th17 no SP (p = 0,008). Formas não proliferativas de NL apresentam frequência aumentada de células Th17 da urina em relação às formas proliferativas (p = 0,041). A frequência de células que expressam Tbet, ROR-? e GATA3 no glomérulo de pacientes com NL é significativamente maior do que de células FOXP3+. Não houve associação entre expressão glomerular desses marcadores e parâmetros clínicos ou laboratoriais na NL. Todos os pacientes com NL apresentaram expressão de CD3 e Tbet no interstício renal, enquanto a expressão de FOXP3 e ROR-? só foi observada em 30% e 10% dos pacientes, respectivamente. Houve correlação negativa entre células Th1 no SP e células Th1 urinárias (Rho=-0,531; p = 0,028), entre células Th1 no SP e as células Tbet+ no interstício renal (Rho=-0,782; p = 0,004). Conclusões: células Th1 tem papel importante na patogênese da NL, migrando para o tecido renal e para urina. Células Th17 se associam a curso menos grave da NL e são induzidas pela terapia. Diferenças na distribuição de células CD4+ entre NL e NC foram observadas apenas no SP e não na urina. Esses achados auxiliam a compreensão do processo fisiopatológico da NL.
Keywords les
nefrite
linfócitos t
biomarcadores
células urinárias
Language Portuguese
Date 2016-04-19
Published in MESQUITA JUNIOR, Danilo. Análise das subpopulações linfocitárias no sedimento urinário de pacientes com nefrite lúpica. 2016. 106 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 106 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3603359
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48648

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account