Juquery: a história revisitada a assistência psiquiátrica entre muros na ditadura militar

Juquery: a história revisitada a assistência psiquiátrica entre muros na ditadura militar

Autor Sakaguchi, Douglas Sherer Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Marcolan, Joao Fernando Marcolan Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Enfermagem
Resumo Objetivo:desvelar a história não oficial da assistência psiquiátrica na época da Ditadura Militar. Método: estudo exploratório-descritivo-investigativo, qualitativo, por meio da análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com ex-funcionários do Hospício do Juquery. Duas entrevistas foram registradas e as demais gravadas e transcritas. Resultados: processos que envolviam o cuidar estavam acompanhados do uso da violência, incentivadas pela Instituição. Assim como a política vigente, a assistência psiquiátrica desvelada aponta para normas rígidas, autoritárias e da aniquilação das formas de subjetividade, verdadeiro processo de reificação dos indivíduos. Notou-se forte relação entre a violência praticada e a terapêutica que envolvia o saber/poder científico. Conclusão: o Estado deve ser responsabilizado por ter propagado repressão desenfreada por meio de seus aparelhos ideológicos e repressivos, como o Hospício. Analisar os fatos reais ocultados pela história oficial favorece a compreensão na tentativa de se evitar a repetição das práticas violentas e desumanização apresentadas.
Assunto hospitais psiquiátricos
história
política
violência
tortura
Idioma Português
Data 2015-09-30
Publicado em SAKAGUCHI, Douglas Sherer. Juquery: a história revisitada a assistência psiquiátrica entre muros na ditadura militar. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Linha de pesquisa Enfermagem
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 164 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3132657
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48585

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)