Michel foucault e a constituição do corpo e da alma do sujeito psicológico no curso o poder psiquiátrico

Michel foucault e a constituição do corpo e da alma do sujeito psicológico no curso o poder psiquiátrico

Author Robles, Fernando Luis Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silveira, Fernando de Almeida Silveira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Interdisciplinar em Ciências da Saúde
Abstract O trabalho histórico-filosófico de Michel Foucault destaca as noções de corpo e alma enquanto elementos de embate das complexas relações de saber e poder. Para Foucault, o poder sempre se exerce sobre o corpo, por fim, a alma seria os discursos que atravessam a constituição deste corpo no processo de individualização (conceito de corpo como prisão da alma). Esta pesquisa vem ressaltar do curso ministrado no Collège de France: O Poder Psiquiátrico (1973-1974), aspectos relativos ao corpo e à alma nele presentes, investigando suas articulações no contexto peculiar deste trabalho. Como também, em suas interfaces aos discursos psicológicos e psiquiátricos – e assim à episteme dos saberes psi, sempre em estrita correlação a deslocamentos análogos da natureza do poder, nos contextos histórico-culturais desde o século XVIII até dias atuais. Tal análise se propõe a entender os mecanismos táticos e estratégicos do estabelecimento de um poder anônimo, disperso, asséptico, difuso descrito e conceituado como disciplinar por Foucault, a partir do curso supramencionado, poder este não mais representado por um sujeito forte – o rei - mas no enfraquecimento e docilidade esperado pela obediência voluntária dos indivíduos, estruturados como tal ao serem perpassados pelos discursos formativos dos corpos e almas desde a infância e instituições de disciplina como o exército, escola e etc., assim como de punição e retificação, como os asilos e as prisões, em especial o primeiro e seus desdobramentos, neste estudo. Esta pesquisa, ao estudar o processo de subjetivação a partir do recorte binomial corpo e alma, visa repensar estas relações de poderes e saberes nos trabalhos, práticas e discursos teóricos da área da saúde - ao se tratar dos corpos e ao oferecer cuidado e atenção ao sofrimento psíquico associado às almas. Parte-se da hipótese de que tais práticas arraigadas e incorporadas no corpo e na alma do profissional de saúde implicam na execução - com uma roupagem de boas intenções – de um papel reprodutor e mantenedor de mecanismos de disciplina, segundo a perspectiva foucaultiana, na análise da configuração do poder em suas inserções sobre os saberes psi. É um trabalho teórico, com a leitura analítica e interpretativa da bibliografia destes autores e comentadores, visando à constituição de instrumental teórico-metodológico para aplicação, teórico e prática, no contexto interdisciplinar da UNIFESP – Baixada Santista e perante a comunidade e região de Santos, com especial destaque, na área da saúde (CNPq).
Keywords Foucault
epistemologia
corpo
alma
subjetivação
psicologia
psiquiatria
Language Portuguese
Date 2013-02-27
Published in ROBLES, Fernando Luis Pereira. Michel foucault e a constituição do corpo e da alma do sujeito psicológico no curso o poder psiquiátrico. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2013.
Research area Interdisciplinar
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 125 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=98515
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48517

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account