Perfil lipídico e glicídico de crianças e adolescentes com fibrose cística

Perfil lipídico e glicídico de crianças e adolescentes com fibrose cística

Author Chiavenato, Monica Dabus Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Nutrição
Abstract Introdução: Devido aos avanços no tratamento, a expectativa de vida dos pacientes fibrocísticos tem aumentado, e algumas complicações como Diabetes Melittus, doença hepática, osteoporose e mais recentemente a dislipidemia estão sendo observados. Objetivo: Descrever o perfil lipídico e glicídico dos pacientes pediátricos com fibrose cística. Método: Crianças e adolescentes atendidos em centro de referência. Realizou-se avaliação de dados demográficos (sexo, idade, idade diagnóstico), clínicos (escore de Shwachman, presença de colonização pulmonar), consumo de suplementares alimentares, estado nutricional, dosagem bioquímica de glicose, insulina, hemoglobina glicada, CT e frações, TGO, TGP e PCR. Resultados: Os pacientes tinham mediana e intervalos interquartis de idade de 11 anos (5;15), 47% do sexo masculino, 51,6% pré-púberes com estado nutricional e estatura adequados em 85,5% e 87,7%, respectivamente. Apesar do escore de Shwachman apresentar excelente e bom em 66,2% dos pacientes, houve colonização bacteriana em 88,7% dos casos e insuficiência pancreática em 71%. Quanto ao uso de suplementos alimentares, 61,3% utilizaram dieta enteral, mas apenas três destes com gastrostomia. Detectou-se dislipidemia em 32% (20/62), sendo que a maioria dos pacientes apresentava alteração de HDLc e hipertrigliceridemia. Valores inadequados de mais de um dos componentes do perfil lipídico foram identificados em 64,5% (40/62). Quanto ao perfil glicídico, observaram-se apenas três pacientes com alteração do HOMA-IR e uma com hemoglobina glicada acima de 7,5%. Obteve-se diferença significante segundo o estadiamento puberal da fração HDLc, glicemia de jejum, insulina basal e valores de HOMA-IR. Conclusão: Conclui-se que há necessidade de se avaliar precocemente o perfil lipídico e glicídico dessa população, a fim de realizar tratamento precoce, favorecendo a futura qualidade de vida.
Keywords fibrose cística
dislipidemias
criança
adolescente
Language Portuguese
Date 2014-12-31
Published in CHIAVENATO, Monica Dabus. Perfil lipídico e glicídico de crianças e adolescentes com fibrose cística. 2014. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Nutrição
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1596013
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48506

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account