O impacto da qualidade do sono no equilibrio corporal dos indivíduos com vestibulopatias periféricas

O impacto da qualidade do sono no equilibrio corporal dos indivíduos com vestibulopatias periféricas

Autor Andrade Junior, Mario Chueire de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Gananca, Fernando Freitas Gananca Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (Otorrinolaringologia)
Resumo Objetivo: avaliar o impacto da qualidade do sono no equilíbrio corporal e na qualidade de vida de indivíduos com vestibulopatias periférica. Métodos: 52 indivíduos com vestibulopatias periféricas foram submetidos à avaliação otoneurológica, incluindo o Dizziness Handicap Inventory, (DHI) e posturografia do Tetrax® (Sunlight Medical Ltd.) em oito condições sensoriais e avaliação sobre a qualidade do sono por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI). 32 indivíduos saudáveis (G3) participaram como controle. Resultados: 14 vestibulopatas (G1) apresentaram boa qualidade de sono e 38 (G2) apresentaram má qualidade do sono conforme o escore global do PQSI (p= 0.001). O DHI mostrou pior qualidade de vida de G2 em comparação ao G1 (p= 0,045). O G2 apresentou maior índice de risco de queda na posturografia comparado ao G3 (p= 0.012) e resultado significante com maior índice de estabilidade geral em cinco condições sensoriais em comparação ao G3. Nos grupos de vestibulopatas houve correlação linear significante, indicando que quanto pior a qualidade do sono, maior o risco de queda e pior a qualidade de vida. Conclusão: A má qualidade do sono encontrada na maioria dos vestibulopatas avaliados provoca impacto negativo no equilíbrio corporal demonstrado pelo maior índice de estabilidade geral (maior instabilidade corporal), maior índice de risco de queda e piora da qualidade de vida.
Assunto equilíbrio postural
transtornos do sono
qualidade de vida
doenças vestibulares
Idioma Português
Data 2013-08-04
Publicado em ANDRADE JUNIOR, Mario Chueire de. O impacto da qualidade do sono no equilibrio corporal dos indivíduos com vestibulopatias periféricas. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Linha de pesquisa Medicina
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 74 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151984
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48429

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)