Dieta hipoproteica, cetoácidos e redução da morbidade por acessos para diálise

Dieta hipoproteica, cetoácidos e redução da morbidade por acessos para diálise

Author Cobello, Marta Rene Duenhas Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Schor, Nestor Schor Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract Dieta hipoprotéica, cetoácidos e redução da morbidade por acessos para diálise Objetivo: Retardar o início da terapia dialítica até a confecção e maturação da fístula artério-venosa (FAV) ou treinamento para diálise peritoneal (DP) em pacientes com encaminhamento tardio ao nefrologista com necessidade imediata de diálise. Casuística e Métodos: Estudo prospectivo. Vinte e um pacientes com doença renal crônica (DRC) foram acompanhados. Foi prescrita por 30 dias uma dieta muito restrita em proteínas suplementada com aminoácidos essenciais ou cetoácidos (DMRP+CA) até a confecção da FAV ou treinamento para DP. Os pacientes foram avaliados antes do início da DMRP+CA, no 7o, 15o e 30o dia com exames clínicos e laboratoriais, e urina de 24h. Resultados: 47,6% (10/21) dos pacientes iniciaram diálise com FAV confeccionada em 30 dias; 33,3% (7/21) dos pacientes não estavam aptos para iniciar diálise mesmo com tempo suficiente (42 a 1011 dias) para confecção de FAV ou treinamento para DP, cinco devido a trombose de FAV confeccionada e dois não aceitarem a confecção da mesma; 14,3% (3/21) dos pacientes permaneceram no estudo sem necessidade de diálise e 4,8% (1/21) foi excluído por falta de aderência a DMRP+CA. Os parâmetros antropométricos e de consumo alimentar não diferiram entre os períodos. Conclusão: A DMRP+CA é segura para manter o estado nutricional de pacientes com DRC até a confecção FAV ou treinamento para DP.
Keywords doença renal crônica
nutrição
cetoácidos
morbidade
catéteres
acesso para diálise
Language Portuguese
Date 2013-08-28
Published in COBELLO, Marta Rene Duenhas. Dieta hipoproteica, cetoácidos e redução da morbidade por acessos para diálise. 2013. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=712530
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48373

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account