Representações das vivências de crianças em situação de violência doméstica

Representações das vivências de crianças em situação de violência doméstica

Author Neves, Katia Mara Ramos Das Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Bretas, Jose Roberto da Silva Bretas Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Abstract A presente pesquisa qualitativa estuda as representações das vivências de crianças em situação de violência doméstica e suas subjetividades emergentes deste acontecimento. Como objetivos do estudo, têm-se: (a) elaboração do perfil dos sujeitos envolvidos neste estudo, (b) identificação das representações das vivências de crianças em situação de violência doméstica, e (c) conhecimento das subjetividades emergentes da sujeição da criança à violência doméstica. Realizada na Associação AÇÃOAMOR, no município de Alumínio, São Paulo, com a participação de dez crianças e seus responsáveis. Compreendendo a violência doméstica como um complexo fenômeno social, manifestada nas relações interpessoais, utilizou-se o referencial teórico winnicottiano e a representação social coligada com a teoria dos campos, de Vaisberg como percurso metodológico. Para tanto, o roteiro de caracterização do perfil das crianças e o procedimento projetivo Desenho-Estória com Tema foram instrumentos desse percurso que permitiram a elaboração das narrativas subjetivas, completando o material de análise, construindo os Campos intitulados Negligência, Mãe suficientemente boa, Violência, Furto e Alcoolismo/ Drogas e apresentando o sujeito coletivo, caracterizado pelo preconceito, vulnerabilidade e auto-estima abalada.
Keywords criança
winnicott
violência doméstica
representação social
Language Portuguese
Date 2013-09-26
Published in NEVES, Katia Mara Ramos Das. Representações das vivências de crianças em situação de violência doméstica. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
Research area Ensino
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 166 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151606
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48311

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account