Influência do priming semântico no acesso e inibição do significado de homônimos na compreensão leitora

Influência do priming semântico no acesso e inibição do significado de homônimos na compreensão leitora

Author Rossi, Suelen Graton Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Avila, Clara Regina Brandao de Avila Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Abstract Objetivo: identificar, por meio do priming semântico, o tempo de acesso e inibição de informações semânticas, em escolares do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com boa, média e pobre compreensão. Método: Estudo experimental, prospectivo, quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CEP/UNIFESP-HSP, CAAE: 33431014.9.0000.5505. Participaram 71 crianças (59,15% meninas) escolares do 4º (N = 31) e 5º anos (N = 40) do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Paulo, selecionados a partir de taxa e acurácia de leitura e agrupadas conforme o desempenho na compreensão leitora. Constituíram-se três grupos: de boa compreensão (G1): 13 escolares; média compreensão (G2): 48 escolares; pobre compreensão (G3): 10 escolares. Elaborou-se uma lista de homônimos do Português Brasileiro que pudessem ser representados por imagens, reconhecíveis pelos participantes. Os significados dos homônimos foram classificados conforme a maior ou menor recorrência, de acordo com a resposta dos escolares (Estudo Piloto). Experimento 1: o tempo de acesso aos homônimos apresentados por meio das imagens, isoladamente, foi cronometrado. O escolar ouviu uma palavra e nomeou a imagem (alvo) correspondente, com intervalo inter-estimulos de 250 ms. Experimento 2: o tempo para o acesso semântico dos homônimos apresentados em sentenças foi calculado. Avaliaram-se as respostas no intervalo entres os estímulos (frase com homônimo e imagem) de 250ms. Os Testes Shapiro-Wilk, ANOVA, teste Post-hoc de Bonferroni e teste de Kruskal-Wallis foram aplicados; 0,05 foi o nível fixado para significância estatística. Resultados: Experimento 1 - O número total de acertos foi maior no G1 do que no G3. Quando o homônimo foi apresentado juntamente com a imagem do significado mais recorrente, os três grupos apresentaram menor tempo de nomeação. A ANOVA indicou que os tempos gastos para a execução da tarefa não é o mesmo para os três grupos e que o tempo gasto não difere em função do nível de compreensão de leitura. Experimento 2: A condição de frase com especificação do significado menos recorrente apresentou menor tempo de nomeação. Em relação ao número de acertos, não houve diferenças entre os grupos. ANOVA indicou que os tempos gastos para a execução da tarefa não é o mesmo; o tempo gasto nas diferentes tarefas não diferiu em função dos níveis de compreensão de leitura. Conclusões: O priming semântico facilitou o acesso à informação tanto quando foi apresentado isoladamente quanto na apresentação ao final de frase. Quando o prime esteve relacionado ao alvo, o tempo de nomeação foi significativamente menor, facilitando a compreensão. Em relação aos grupos de compreensão, verificou-se que de forma geral, escolares com pobre compreensão apresentaram menor precisão na tarefa com homônimos que os de boa compreensão.
Keywords compreensão de leitura
priming de semântico
avaliação
estudos de linguagem
fonoaudiologia
Language Portuguese
Date 2015-12-18
Published in ROSSI, Suelen Graton. Influência do priming semântico no acesso e inibição do significado de homônimos na compreensão leitora. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Fonoaudiologia
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 99 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2993363
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48292

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account