Proposta de core set a partir da anamnese em fonoaudiologia pela classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif)

Proposta de core set a partir da anamnese em fonoaudiologia pela classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif)

Author Pinto, Fernanda Chequer de Alcantara Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Perissinoto, Jacy Perissinoto Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Abstract Objetivo: propor core set para Transtornos de Linguagem e de Fala relatados em entrevista inicial de anamnese de fonoaudiologia. Métodos: pesquisa de caráter retrospectivo de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínica-escola, correspondente a mil (1000) casos avaliados entre os anos de 2004 a 2013; após cálculo estatístico da pré-amostra, constituímos amostra por conveniência de cento e dez (110) protocolos. Consideramos, para a inclusão na pesquisa, a presença de informações sobre sexo, idade, escolaridade e profissão do indivíduo; queixa, história pregressa da queixa atual, antecedentes familiares, constitucionais, circunstanciais e de desenvolvimento; e como critério de exclusão, protocolo com relatos de anamnese cujas queixas referiam-se à quadros específicos de autismo, disfluência, deficiência auditiva, deficiência intelectual, transtorno de atenção e hiperatividade, alterações de voz e disfagia. Analisamos os registros da anamnese de acordo com os 362 itens do nível dois da CIF. Identificamos a frequência de queixas e as agrupamos em: aprendizagem e fala; dificuldade de aprendizagem; fala errado; não fala e outros. Pontuamos as frequências de ocorrências de itens para cada um dos tipos de queixa, como identificação inicial de core set da CIF; e consideramos na seleção uma ocorrência de 95% de presença como corte, para os itens de cada domínio entrarem no agrupamento ou proposta de core set. Para o tratamento estatístico adotamos o Teorema do Limite Central e a Leis dos Grandes Números com um erro de 9,0%, para o cálculo pré-amostral; o índice de Concordância de Kappa, para avaliação do grau de concordância entre juízes em 50% dos casos; o teste não-paramétrico Igualdade de Duas Proporções, na análise da frequência dos itens. Resultados: os itens mais frequentes foram: b176 (funções mentais para a sequência de movimentos complexos), d310 (comunicar e receber mensagens orais), d330 (falar) e e410 (atitudes individuais de membros da família próxima). Na distribuição por domínio da CIF, em funções do corpo o item mais frequente foi ?funções mentais para a sequência de movimentos complexos?; nas estruturas do corpo: ?estrutura do ouvido médio?; nas atividades/participação: ?comunicar e receber mensagens orais? e nos fatores ambientais: ?atitudes individuais de membros da família próxima?. Os componentes mais frequentes foram função do corpo e atividades/participação, o menos frequente os fatores ambientais e estrutura do corpo. As queixas ?aprendizagem e fala? e ?dificuldades de aprendizagem? foram as que apresentaram mais itens nos componentes da CIF. Conclusão: verificamos ser possível a criação de core set através dos relatos da anamnese fonoaudiológica.
Keywords cif
fonoaudiologia
classificações em saúde
transtornos do desenvolvimento da linguagem
classificação
Language Portuguese
Date 2016-01-31
Published in PINTO, Fernanda Chequer de Alcantara. Proposta de core set a partir da anamnese em fonoaudiologia pela classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif). 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Fonoaudiologia
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 100 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3045628
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48263

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account