As células b-1 e a imunidade concomitante na progressão do tumor de ehrlich

As células b-1 e a imunidade concomitante na progressão do tumor de ehrlich

Autor Azevedo, Maria Carolina Andrade de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Mariano, Mario Mariano Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Microbiologia e Imunologia
Resumo De acordo com a literatura, a imunidade concomitante é um fenômeno no qual um hospedeiro portador de tumor é resistente ao crescimento de um segundo tumor implantado. Metástases podem ser consideradas tumores secundários que se desenvolvem espontaneamente durante o crescimento do tumor primário, o que sugere o envolvimento de imunidade concomitante no controle do crescimento das metástases. Foi demonstrado que células B-1, um subtipo de linfócitos B, encontrada predominantemente nas cavidades pleural e peritoneal, não só são capazes de se diferenciar em fagócitos mononucleares, modulando as respostas inflamatórias no processo de cura de feridas, na tolerância oral e em infecções por Paracoccidioides brasiliensis, mas também aumentam o desenvolvimento metastático de melanoma murino B16F10. No presente trabalho, foi estudada a participação das células B-1 na imunidade concomitante durante a progressão do carcinoma de Ehrlich. Nossos resultados mostram que células B-1 obtidas de camundongos BALB/c previamente inoculados com o tumor de Ehrlich na pata foram capazes de proteger outros camundongos BALB/c e BALB/Xid contra o desafio com o mesmo tumor. Além disso, foi demonstrado que camundongos BALB/Xid mostraram crescimento de tumoral mais rápido e perderam a capacidade de desenvolver a imunidade concomitante, e que este estado pode ser parcialmente restaurado nestes animais pela reconstituição com células B-1. No entanto, mais pesquisas são necessárias para definir qual o mecanismo utilizado pelas células B-1 durante a progressão do tumor de Ehrlich e desenvolvimento da imunidade concomitante.
Assunto células b-1
paracoccidioides brasiliensis
Idioma Português
Data 2014-05-16
Publicado em AZEVEDO, Maria Carolina Andrade de. As células b-1 e a imunidade concomitante na progressão do tumor de ehrlich. 2014. 84 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Linha de pesquisa Microbiologia
Área de concentração Ciências biológicas
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 84 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1396391
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48234

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)