Reações de enfrentamento possíveis, dos professores de ensino fundamentalii, ao bullying escolar: um olhar sobre tabus

Reações de enfrentamento possíveis, dos professores de ensino fundamentalii, ao bullying escolar: um olhar sobre tabus

Author Ricciardi, Andrea Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Vitalle, Maria Sylvia de Souza Vitalle Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Abstract A questão fundamental deste estudo é conhecer quais as reações, que os professores de ensino fundamental, conseguem ter diante de uma situação de bullying. Com o intuito de se aproximar de uma resposta a esta indagação, a proposta parte da compreensão de que bullying é uma violência que vai além da violência escolar, embora encontre na escola um ambiente que facilite sua prática. A experiência dos diversos atores de bullying, como os agressores, as vítimas e as testemunhas, é influenciada por múltiplos aspectos. Dentre eles destacam-se os sociais, à medida que esta violência incide sobre as relações pessoais e coletivas; o cultural, pois utiliza valores e costumes que apoiam o exercício de suas práticas; o histórico, tendo em vista que a discriminação e o preconceito não são posturas modernas, mas se reproduzem em vários momentos históricos; o legal, pois as legislações propõe um parâmetro para o comportamento dos cidadãos, frente ao que é proibido, e o psicológico à medida que inclui questões de ordem afetiva. Freud no texto Totem e Tabu explica a organização social e os aspectos psicológicos do grupo, a partir do mito da horda primitiva. O autor conta a história da construção da lei e ressalta a entrada no estado de cultura, a partir do assassinato do pai e das crenças dos povos primitivos. Na articulação entre o conceito de bullying e as ideias de Freud, encontram-se várias semelhanças entre bullying e as crenças primitivas. É sob estas perspectivas, apoiadas nas respostas dos professores de ensino fundamental II, que esta pesquisa se debruça, com o intuito de compreender as motivações sociais, emocionais, históricas, legais do grupo e dos indivíduos envolvidos no fenômeno, para então compreender as reações do professor frente uma situação de bullying.
Keywords bullyng
violência escolar
tabu
violência
professores
prevenção de violência
Language Portuguese
Date 2013-09-17
Published in RICCIARDI, Andrea. Reações de enfrentamento possíveis, dos professores de ensino fundamentalii, ao bullying escolar: um olhar sobre tabus. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
Research area Ensino
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 131 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=84691
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48199

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account