Acurácia do exame de microscopia no diagnóstico de ceratite por acanthamoeba

Acurácia do exame de microscopia no diagnóstico de ceratite por acanthamoeba

Author Pimentel, Luis Guilherme Milesi Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Freitas, Denise de Freitas Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract Objetivos: avaliar a acurácia do exame de microscopia no diagnóstico de ceratite por Acanthamoeba Métodos: Estudo retrospectivo de levantamento de resultados de exame de microscopia e cultura de pacientes com suspeita de ceratite por Acanthamoeba atendidos no ambulatório de Oftalmologia da UNIFESP de Julho/1987 a Janeiro/2013. Resultados: Um total de 1340 exames apresentaram dados de microscopia e cultura sendo incluídos na análise. A média de idade (desvio-padrão) foi de 36,3 (17,1) anos. A concordância geral foi de 87,2%, a sensibilidade foi de 51,1% e especificidade foi de 96,6%. Os valores preditivo positivo e negativo foram, respectivamente, 79,7% e 88,4%. Conclusão: O estudo mostrou a importância da coleta e armazenamento dos dados e prontuários em serviço de referência em Oftalmologia. O exame de microscopia, embora rápido, pouco invasivo e com especificidade comparável a outros métodos diagnóstico, apresenta valores de sensibilidade muito inferiores. Assim, no diagnóstico da ceratite por Acanthamoeba deve-se valorizar com os achados clínicos, correlacionando-se com outros exames complementares como cultura e raspado corneano.
Keywords acanthamoeba
microscopia
diagnóstico ceratite infecciosa
unifesp/ epm
Language Portuguese
Date 2013-12-20
Published in PIMENTEL, Luis Guilherme Milesi. Acurácia do exame de microscopia no diagnóstico de ceratite por acanthamoeba. 2013. 15 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 15 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=930542
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48105

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account