A sexualidade e a depressão no cotidiano das gestantes com história de aborto espontâneo de repetição

A sexualidade e a depressão no cotidiano das gestantes com história de aborto espontâneo de repetição

Author Francisco, Maria de Fatima Rezende Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Mattar, Rosiane Mattar Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Obstetrícia)
Abstract Analisar, entre gestantes com histórico de aborto espontâneo de repetição (AER), os sintomas de depressão, o comportamento sexual, o apoio emocional dos companheiros e as inter-relações entre esses fatores. Métodos: trata-se de um estudo prospectivo casocontrole, sendo o primeiro grupo formado por AER e o segundo, por primigestas. Foram utilizados o Beck Depression Inventory (BDI), o Female Sexual Function Index (FSFI) e mais dois questionários, um sobre aspectos emocionais decorrentes da relação sexual na gravidez e outro sobre o apoio emocional e social oferecido pelo companheiro. Para comparar as variáveis quantitativas, com distribuição normal, utilizou-se o teste t de Student, e as variáveis categóricas foram comparadas com base no teste qui-quadrado ou no teste exato de Fisher. A significância estatística foi considerada para valores de p<0,05. Resultados: O BDI indicou incidência aproximadamente duas vezes maior de depressão no grupo AER. Quanto à função sexual, os escores médios do FSFI foram menores para o grupo AER, e apenas no âmbito do desejo (média 3,4± 1,3 para o grupo AER e 3,7± 1,1) não houve significância estatística. Observamos que, independentemente de a gestante ter ou não histórico de AER, quanto maior o escore de depressão, menor o escore de sexualidade. Conclusões: gestantes do grupo AER apresentam depressão com frequência duas vezes maior e função sexual mais comprometida. Há associação inversa entre depressão e função sexual/apoio emocional do companheiro e associação direta entre apoio emocional e função sexual.
Keywords aborto espontâneo de repetição
sexualidade
depressão
Language Portuguese
Date 2013-06-26
Published in FRANCISCO, Maria de Fatima Rezende. A sexualidade e a depressão no cotidiano das gestantes com história de aborto espontâneo de repetição. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 99 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=964545
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48103

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account