Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa em pronto socorro

Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa em pronto socorro

Título alternativo Therapeutic play to prepare children for intravenous placement in the emergency room
Juego terapéutico en la preparación del niño para la punción venosa en un servicio de emergencia
Autor Medeiros, Giuliana Google Scholar
Matsumoto, Shimeny Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amalia Autor UNIFESP Google Scholar
Borba, Regina Issuzu Hirooka de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Hospital e Maternidade São Luiz
Hospital Santa Cruz
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVES: To examine the usefulness of therapeutic instructional toy (TIT) in preparing preschool children for intravenous placement and to describe family member's perception of the children preparation. METHODS: Descriptive qualitative study with 5 children and their family receiving care in an emergency room of a university teaching hospital in São Paulo city. RESULTS: The use of TIT was a useful strategy to teach children what to expect and how to participate and collaborate during intravenous placement procedure, how to understand its objective, and how to get involved during the procedure. Children had the opportunity to manipulate the materials and establish trust in the health care provider. Family members recognized the benefits of therapeutic play and provided support and protection to the children during the intravenous placement procedure. FINAL CONSIDERATIONS: The use of TIT to prepare children for intravenous placement must be an integral part of nursing practice in emergency rooms to guarantee quality and humanized nursing care to children.

OBJETIVOS: Preparar al niño pre-escolar para la punción venosa por medio del Juego Terapéutico Instruccional (JTI) y conocer la percepción de los familiares en cuanto a esa preparación. MÉTODOS: Estudio descriptivo cualitativo realizado en el servicio de emergencia de un hospital universitario de la ciudad de São Paulo. Los sujetos fueron cinco niños pre-escolares y sus familiares. RESULTADOS: El JTI permitió al niño saber lo que debe esperar y cómo puede participar de la punción venosa; comprender su finalidad; involucrarse en la situación; manipular el material y establecer relación de confianza con el profesional; los familiares reconocieron su benefício en la preparación del niño proporcionándole una importante fuente de apoyo y protección. CONSIDERACIONES FINALES: La utilización del JTI debe integrar el cuidado de enfermería prestado al niño en los servicios de emergencia, asegurando una asistencia humanizada y de calidad.

OBJETIVOS: Preparar a criança pré-escolar para punção venosa por meio do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) e conhecer a percepção dos familiares quanto a esse preparo. MÉTODOS: Estudo descritivo qualitativo realizado na unidade de emergência de um hospital universitário da cidade de São Paulo. Os sujeitos foram cinco crianças pré-escolares e seus familiares. RESULTADOS: O BTI permitiu à criança saber o que deve esperar e como pode participar da punção venosa; compreender sua finalidade; envolver-se na situação; manipular o material e estabelecer relação de confiança com o profissional; os familiares reconheceram seu benefício no preparo da criança e proporcionaram a ela importante fonte de apoio e proteção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização do BTI deve integrar o cuidado de enfermagem prestado à criança nas unidades de emergência, assegurando uma assistência humanizada e de qualidade.
Palavra-chave Play and playthings
Emergency medical services
Pediatric nursing
Child
Jogos e brinquedos
Serviços médicos de emergência
Enfermagem pediátrica
Criança
Idioma Português
Data de publicação 2009-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 22, n. spe, p. 909-915, 2009.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 909-915
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000700013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-21002009000700013 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4803

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002009000700013.pdf
Tamanho: 158.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta