Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar

Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar

Título alternativo Outpatient satisfaction with nursing care
Satisfacción de clientes sobre cuidados de enfermería en el contexto hospitalario
Autor Lopes, Juliana de Lima Autor UNIFESP Google Scholar
Cardoso, Maria Lucia Alves Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Alves, Vera Lucia de Souza Google Scholar
D'Innocenzo, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Instituto do Coração
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: To describe the methodology used to measure outpatient satisfaction with nursing care and to report their actual satisfaction scores. METHODS: This was a descriptive retrospective cross-sectional study. Data were collected from December 2003 through October 2005 from a database provided by the department of marketing of a large hospital in São Paulo City. RESULTS: The majority of outpatients (99%) were satisfied with nursing care. CONCLUSION: Outpatients satisfaction was due to their expectation, needs, and nursing care received.

OBJETIVO: Describir la metodología utilizada para medir la satisfacción del cliente externo con relación a los cuidados de enfermería y presentar el índice de satisfacción de estos clientes en cuanto a los cuidados de enfermería. MÉTODOS: Se trata de un estudio descriptivo, de corte transversal, retrospectivo y abordaje cuantitativo, realizado en una institución hospitalaria de gran porte localizada en la ciudad de São Paulo, en el período de diciembre del 2003 a octubre del 2005. El estudio fue elaborado a partir de datos proporcionados por el Departamento de Marketing de la Institución. RESULTADOS: Los resultados demostraron que el 99% de los clientes investigados (3.860) están satisfechos con los cuidados de enfermería. CONCLUSIÓN: La satisfacción de los clientes es resultante de la atención a las expectativas y necesidades atendidas por los cuidados de enfermería recibidos.

OBJETIVO: Descrever a metodologia utilizada para mensurar a satisfação do cliente externo com relação aos cuidados de enfermagem e apresentar o índice de satisfação destes clientes quanto aos cuidados de enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, de corte transversal, retrospectivo e abordagem quantitativa. realizado em uma instituição hospitalar de grande porte localizada na cidade de São Paulo, no período de dezembro de 2003 a outubro de 2005. O estudo foi elaborado a partir de dados fornecidos pelo Departamento de Marketing da Instituição. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 99% dos clientes pesquisados (3.860) estão satisfeitos com os cuidados de enfermagem. CONCLUSÃO: A satisfação dos clientes é decorrente do atendimento às expectativas e necessidades atendidas pelos cuidados de enfermagem recebidos.
Palavra-chave Nursing care
Quality indicators
Health care
Practice management
Patient satisfaction
Cuidados de enfermagem
Indicadores de qualidade em assistência à saúde
Gerenciamento de prática profissional
Satisfação do paciente
Idioma Português
Data de publicação 2009-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 22, n. 2, p. 136-141, 2009.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 136-141
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000269670200004
SciELO S0103-21002009000200004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4793

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