Processo de supervisão dos enfermeiros de unidade de terapia intensiva -um estudo de caso

Processo de supervisão dos enfermeiros de unidade de terapia intensiva -um estudo de caso

Author Matias, Luciana de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Tanaka, Luiza Hiromi Tanaka Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract This paper aims to analyze the process of clinical supervision for nurses working in an intensive care unit (ICU)and to describe the nursing care supervision actions carried out by these professionals. The study was conducted as exploratory research, based on the qualitative approach and on the case study methodology according to Yin?s proposal and within the theoretical and thematic framework of clinical nursing care supervision as a continuous educational process. The data were collected through participant observation and semi-structured interview with nurses working at the ICU of a large São Paulo university hospital (state of São Paulo). The data were analyzed by the method of content analysis, following Bardin and Bazeley?s descriptions, with two categories having emerged: A) the practice of supervision by an ICU nurse, and B) the process of clinical nursing care supervision. Some nurses saw supervision as the control ofthe activities performed by their team and they prioritized administrative activities in their routines, leading to conflicts among staff members. Others saw supervision as an attentive look atthe activities performed by their team, focusing on prevention of adverse outcomes and educational initiatives related to nursing care assistance, thus contributing to an open dialogue and a positive relationship among staff members. Regardless of the adopted conceptions and practices, the supervision process proved nonsystematic, empirical and fragmented. Therefore, there is need for investment in education programs for nurses, aiming to prepare them for a scientific and integrating exercise of the supervision practice, as well as a more critical approach to allow effective changes.

Este estudo teve como objetivos apreender o processo de supervisão dos enfermeiros que atuam em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e descrever as ações de supervisão de enfermagem realizadas por esses profissionais. Trata-se um estudo exploratório, na abordagem qualitativa, tendo como método de investigação o estudo de caso, baseado na proposta de Yin e, como referencial teórico-temático, supervisão de enfermagem como processo educativo contínuo. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevista semiestruturada, com enfermeiros de uma UTI de um Hospital Universitário, de grande porte, da cidade de São Paulo (SP).Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, segundo as descrições de Bardin e Bazeley, a partir da qual emergiram duas categorias: A) Prática da supervisão pelo enfermeiro da UTI e, B) O processo de supervisão em enfermagem. Alguns enfermeiros compreenderam a supervisão como ato de controle das atividades praticadas pela sua equipe e priorizavam as atividades administrativas em seu cotidiano, resultando em uma relação de conflitos entre os membros da equipe. Outros entenderam a supervisão como olhar atento às atividades praticadas pela sua equipe, com ênfase na prevenção de eventos adversos e ações educacionais relacionadas à assistência de enfermagem, contribuindo para uma relação dialogada e positiva com sua equipe. Independentedas concepções e práticas adotadas, o processo de supervisão mostrou-se assistemático, empírico e fragmentado. Portanto, fazem-se necessários investimentos educacionais para os enfermeiros, a fim de desenvolvê-los para um exercício científico e integrador da prática de supervisão, bem como um posicionamento mais crítico, para que mudanças sejam efetivas.
Keywords supervision for nurses
health care administration
intensive care units
case study research
qualitative research methodologies
supervisão de enfermagem
administração dos serviços de saúde
unidades de terapia intensiva
estudos de casos
pesquisa qualitativa
Language Portuguese
Date 2016-06-29
Published in MATIAS, Luciana de Oliveira. Processo de supervisão dos enfermeiros de unidade de terapia intensiva -um estudo de caso. 2016. 241 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Enfermagem
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 241 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4011206
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47889

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