Trajetória da criação e implantação da ouvidoria da coordenadoria regional de saúde sul da cidade de São Paulo

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dc.contributor.advisor Sanna, Maria Cristina Sanna [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Santos, Marco Antonio dos [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-07-30T11:45:15Z
dc.date.available 2018-07-30T11:45:15Z
dc.date.issued 1905-07-06
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2148066 pt
dc.identifier.citation SANTOS, Marco Antonio dos. Trajetória da criação e implantação da ouvidoria da coordenadoria regional de saúde sul da cidade de São Paulo. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47829
dc.description.abstract Historical study of documents about the creation and implementation of the Ombudsman's Office of the Southern Regional Health Coordination, which is subject to the Municipal Health Secretary of São Paulo city. The starting point of the research was positioned in 2001, when the Office of the Ombudsman General of the city of São Paulo was established through Decree nº 40,248, of 21 January of the same year. The final cut was positioned in the year 2010, when the 15th Municipal Health Conference proposed, for the first time, resolution specifies to be implemented by the Ombudsman's offices, consolidating, to the time they prescribed actions, their integration and participation in the mechanisms of social control. As direct sources, were used in the documentation available on the institutional data, as proceedings, regiments, attendance sheets, memos, and letters, and electronic mail, books of record of complaints, maps and statistical reports. The analysis was made from the fingerprinting of each document and your organization in physical database corresponding to the Organization and archiving of documentary sources in appropriate devices, using alpha-numeric encoding. The chips were then subject to thematic analysis and grouped by similarity and relevance, resulting in the construction of three categories. The first of these addressed the operating concept and organization and highlighted the concern of staff and employees in identifying and defining work procedures and functioning of the sector. The second category analyzed the actors of this process because the Ombudsman of CRSSUL featured the collaboration and participation of various people in its construction. The third dialogue and demands, showed that, from the interventions made by the teams of the Ombudsman CRSSUL, managers were able to draw up proposals for improving health services in the southern region, thus stimulating the participatory management and social control. This way, we can conclude that the creation and deployment of the Ombudsman of CRSSUL were implemented because it was structured as a sector administrative technical assistance, taking into account the institutional needs. A conjunction of factors favored this process, among which are the nature of your work and the way in which this service was organized and undertaken, in an action that has answered the institutional and social need, a service that came to supplement the wishes of participatory management and social control. en
dc.description.abstract Estudo histórico documental sobre a criação e implantação da Ouvidoria da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, que está subordinada à Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. O marco inicial da pesquisa foi posicionado em 2001, quando a Ouvidoria Geral da cidade de São Paulo foi instituída por meio do Decreto nº 40.248, de 21 de janeiro desse mesmo ano. O recorte final foi posicionado no ano de 2010, quando a 15ª Conferência Municipal de Saúde propôs, pela primeira vez, resolução especifica para ser implementada pelas Ouvidorias, consolidando, ao tempo que lhes prescreveu ações, sua inserção e participação nos mecanismos de controle social. Como fontes diretas, foram utilizadas as documentações disponíveis no acervo institucional, como atas, regimentos, fichas de atendimento, memorandos, ofícios, correspondências eletrônicas, livros de registro de queixas, mapas e relatórios estatísticos. A análise foi efetuada a partir do fichamento de cada documento e sua organização em banco de dados físico correspondente à organização e arquivamento das fontes documentais em dispositivos apropriados, empregando-se codificação alfanumérica. As fichas foram então submetidas a análise temática e agrupadas por similaridade e pertinência, resultando na construção de três categorias. A primeira delas abordou o conceito funcionamento e organização e destacou a preocupação da equipe e colaboradores em identificar e definir procedimentos de trabalho e funcionamento do setor. A segunda categoria analisou os atores desse processo de trabalho, pois a Ouvidoria da CRSSUL contou com a colaboração e participação de várias pessoas na sua construção. A terceira - interlocução e demandas, demonstrou que, a partir de intervenções realizadas pelas equipes da Ouvidoria da CRSSUL, gestores puderam elaborar propostas de melhoria nos serviços de saúde da região sul, estimulando, assim, a gestão participativa e o controle social. Nessa direção, pode-se concluir que a criação e a implantação da Ouvidoria da CRSSUL foi concretizada porque foi estruturada como um setor de assessoria técnica administrativa, atendendo às necessidades institucionais. Uma conjunção de fatores favoreceu esse processo, dentre os quais estão a natureza do seu trabalho e o modo como esse serviço foi organizado e empreendido, numa ação que respondeu à necessidade institucional e social, num serviço que veio complementar os anseios da gestão participativa e do controle social. pt
dc.format.extent 90 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject social participation en
dc.subject community involvement and user defense en
dc.subject modern history en
dc.subject participação social pt
dc.subject participação comunitária pt
dc.subject defesa do usuário pt
dc.subject história moderna pt
dc.title Trajetória da criação e implantação da ouvidoria da coordenadoria regional de saúde sul da cidade de São Paulo pt
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2014-0306.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE) pt
unifesp.graduateProgram Enfermagem pt
unifesp.knowledgeArea Ciências da saúde pt
unifesp.researchArea Enfermagem pt



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