Qualidade do sono e indicadores antropométricos em saúde de motoristas de ônibus coletivo urbano

Qualidade do sono e indicadores antropométricos em saúde de motoristas de ônibus coletivo urbano

Author Ferreira, Carlos Roberto Teixeira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Schirmer, Janine Schirmer Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract The sleeprelated disorders have been growing and affect millions of individuals in the world. The American Academy of Sleep Medicine estimates that billions of dollars are spent each year with problems of sleep disorder. The Institute of Medicine estimates that 50 to 70 million American adults have sleep disorders chronic that contributes to poor health. About 1 out of every 3 American adults are sleeping less than 7 hours per night. To verify the quality of sleep and the association between anthropometric variables of health the study of public transportation drivers of the city of Rio BrancoAC. This is a study crosssectional and descriptive study in the city of Rio BrancoAC. The sample was intentional, composed of 80 drivers, with ages between 24 and 60 years, with an average of 38.37 years, all male. To investigate the quality of sleep was used the Questionnaire of Sleep Quality of Pittsburg (PSQI). For the survey of the association of anthropometric variables with sleep were used the measures of neck circumference, waist circumference, skinfold measurements and body mass index. To associate the anthropometric variables with the quality of sleep, the nonparametric test of Spearman, with the level of significância established in 0.05 (5 %). The study showed that 57,50% had poor sleep quality in accordance with the PSQI (> 5). As far as the values of anthropometric risk, 68% of the workers were the BMI of excess weight and obesity above the recommended and 67.5% with waist circumference increased risk and risk. In the evaluation of neck circumference, 60% showed increased values and 78,75% with the percentage of fat above the recommended. It was observed that the averages among the drivers with sleep quality good with respect to poor quality, showed differences in relation to BMI (p< 0.05). Comparing the averages among the drivers with sleep quality good in relation to poor quality, showed differences in relation to abdominal circumference, (p< 0.05). In turn, the medium between the people with quality of sleep good with respect to quality, bad showed no differences with respect to the circumference of the neck, as well as the percentage of fat (p>0.05). The data obtained showed that the quality of sleep of urban bus drivers is bad, as well as the body mass index, waist circumference, neck circumference and body fat percentage.

Introdução: Os distúrbios relacionados ao sono vêm crescendo e afetam milhões de indivíduos no mundo. A Academia Americana de Medicina do Sono estima que bilhões de dólares sejam gastos a cada ano com problemas do distúrbio do sono. O Instituto de Medicina estima que de 50 a 70 milhões de americanos adultos têm distúrbios do sono crônico que contribui para a má saúde. Cerca de 1 em cada 3 americanos adultos estão dormindo menos de 7 horas por noite. Objetivo: Verificar a qualidade do sono e a associação entre as variáveis antropométricas de saúde do estudo dos motoristas de transportes coletivos urbanos da cidade de Rio BrancoAC. Método: Estudo tipo transversal e descritivo desenvolvido na cidade de Rio BrancoAC. A amostra foi intencional, composta por 80 motoristas, com idades entre 24 e 60 anos, média de 38,37anos e do sexo masculino. Para investigar a qualidade do sono foi utilizado o Questionário de Qualidade do Sono de Pittsburg (PSQI). Na pesquisa da associação das variáveis antropométricas com o sono foram utilizadas as medidas da circunferência do pescoço, circunferência abdominal, dobras cutâneas e o índice de massa corporal. Para associar as variáveis antropométricas com a qualidade do sono, utilizouse o teste não paramétrico de Spearman, com o nível de significância estabelecido de 0,05 (5%). Resultados: O estudo mostrou que 57,5% apresentaram qualidade do sono ruim de acordo com o PSQI (> 5). Quanto aos valores de risco antropométricos, 68% dos trabalhadores apresentaram o IMC de excesso de peso e obesidade acima do recomendado e 67,5% com circunferência abdominal de risco aumentada e em risco. Na avaliação da circunferência do pescoço, 60% apresentaram valores aumentados e 78,75% com o percentual de gordura acima do recomendado. Observouse que as médias entre os motoristas com qualidade do sono boa com relação aos de qualidade ruim, apresentaram diferenças com relação ao IMC (p<0,05). Comparando as médias entre os motoristas com qualidade do sono boa em relação aos de qualidade ruim, apresentaram diferenças com relação à circunferência abdominal, (p<0,05). Por sua vez, as médias entre as pessoas com qualidade do sono boa com relação aos de qualidade, ruim não apresentaram diferenças com relação à circunferência do pescoço, bem como com o percentual de gordura (p>0,05). Conclusão: Os dados encontrados demonstraram que a qualidade do sono dos motoristas de transporte coletivo urbano está ruim, assim como o índice de massa corporal, circunferência abdominal, circunferência do pescoço e percentual de gordura corporal.
Keywords sleep quality
anthropometric indicators
bus drivers
qualidade do sono
indicadores antropométricos
motoristas de ônibus
Language Portuguese
Date 1905-07-07
Published in FERREIRA, Carlos Roberto Teixeira. Qualidade do sono e indicadores antropométricos em saúde de motoristas de ônibus coletivo urbano. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Enfermagem
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 62 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3168108
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47818

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