A dança na escola: uma perspectiva de pais e professores sobre as danças reproduzidas por corpos infantis

A dança na escola: uma perspectiva de pais e professores sobre as danças reproduzidas por corpos infantis

Author Santos, Angelita Pereira dos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Bretas, Ana Cristina Passarella Bretas Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract Know the representations and the concept of dance in schools by parents and teachers and unveil the opnion of parents and teachers about dances transmitted by media being reproduced by children at school. Methods: This is an exploratory research, descriptive, with a qualitative nature, accomplished with parents and teachers of the elementary school (from grade 1 to grade 5) at a municipal school in Rio Branco ? AC, done in 2011. In the data analysis, the oral evidence was treated as a source of information and from the expository text was organized through cross-examination. For both, after strict reading, narratives were highlighted, compared among themselves and associated with evidence from other studies on the topic on the agenda. Results: Dance is understood by parents and teachers as leisure, fun, relaxation, expression, coreography and it?s part of the pedagogic project of the school in the Art content. It?s also part of the school everyday routine through festivities of the school calendar with ready and stereotyped coreographies, without worries about the gestual and the musical repertory. Until 2011, there were no Physical Education nor Art professionals in the inicial grades of the city; teaching dance was relegated to the classroom teachers, that are already overloaded with teaching other curricular contents; and that many times didn?t had pedagogy graduation. The dance is taken by children to school. Lack of knowledge about dance and its pedagogic process has been leading teachers to reproduce ready stereotyped coreographies, transmitted by the media, in full, with no analysis or reflexions. It is not possible to discern the media manipulations, the tendencies and the behavior patterns. The perspective about the dances vehiculated by media with sex appeal portrays as something offensive to the inocence of the child and to the family. Final Considerations: The non-problematization, the non-denunciation of the messages, the non-information, the non-criticity, the non-pedagogization, and the high exposure may impact on the sexual behavior during adolescence, because early sexual intercourse and early progression of other sexual behaviors may be directly connected to infections sexualy transmitted and unwanted pregnancy during the adolescence. Urgent measures must be taken, such as capacitation courses, projects, study groups; Irrespective of graduation, the work with dance in school must be developed and the right of the student to have that knowledge guaranteed.

Conhecer as representações e o conceito de Dança na escola que os pais e professores têm e desvelar o ideário (opinião) dos pais e professores à cerca das danças veiculadas pela mídia serem reproduzidas pelas crianças na escola. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, realizada com pais e professores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) de uma escola municipal de Rio Branco ? AC no ano de 2011. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, com um roteiro com temas geradores. Na análise dos dados, a evidência oral foi tratada como fonte de informações e a partir dela o texto expositivo foi organizado por meio da análise cruzada. Para tanto, após leitura rigorosa, narrativas foram destacadas, comparadas entre si e associadas à evidência proveniente de outros trabalhos sobre a temática em pauta. Resultados: A dança é entendida pelos pais e professores como lazer, diversão, descontração, expressão, coreografias além de fazer parte do projeto pedagógico da escola no conteúdo de Artes. Faz parte do cotidiano escolar através das festividades do calendário escolar com coreografias prontas e estereotipadas, sem preocupação com o repertório gestual e musical. Até 2011, não havia profissionais de Educação Física e Artes nas séries iniciais do município; o ensino da dança foi relegado aos professores de sala de aula, que já estão sobrecarregados com o ensino de outros conteúdos curriculares; que muitas vezes, não possuíam formação em pedagogia. A dança é levada pelas crianças para dentro da escola. A falta de conhecimento sobre a Dança e seus processos pedagógicos, tem levado professores a reproduzir coreografias prontas, estereotipadas, veiculadas pela mídia, na íntegra, sem análises ou reflexões. Não se é capaz de discernir as manipulações midiáticas, as tendências e padrões de comportamento. A perspectiva sobre as danças veiculadas pela mídia com apelo sexual se retrata como algo ofensivo à inocência da criança e à família. Considerações Finais: A não problematização, a não denúncia das mensagens, a não informação, a não criticidade, a não pedagogização, e a alta exposição, pode impactar no comportamento sexual durante a adolescência, pois a relação sexual precoce e a progressão precoce de outros comportamentos sexuais podem estar diretamente ligadas a infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada na adolescência. Medidas urgentes devem ser tomadas como cursos de capacitação, projetos, grupos de estudos; independente de formação, o trabalho com dança na escola deve ser desenvolvido, e o direito do aluno á esse conhecimento garantido.
Keywords physical education
dance
sexuality
dança/dança na escola
sexualidade
educação
Language Portuguese
Date 2014-11-26
Published in SANTOS, Angelita Pereira dos. A dança na escola: uma perspectiva de pais e professores sobre as danças reproduzidas por corpos infantis. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Enfermagem
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 70 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2095231
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47557

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account