Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem

Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem

Author Paula, Maria de Fatima Correa Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Barros, Sonia Maria Oliveira de Barros Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem
Abstract Objective: investigate the knowledge, satisfaction and self confidence of nursing post graduation students about delirium in elders content learning, through Realistic Simulation method, as well as evaluate the simulation structure. Method: comparative study about the effect of a short term education intervention, with cross-section design, utilizing the following instruments: a knowledge test about delirium in elders, student satisfaction scale and self confidence in learning and simulation design scale. It was performed a descriptive analysis of data, internal consistent analysis of scale items, Pearson correlation for quantitative variables and t-Student test for comparison. Results: the majority of the participants were women, average age of 30.6 years, time after graduation of 3.7 years, nurses, had contact with the delirium in elders content during the graduation course, had already witnessed an elder with delirium and had their first realistic simulation experience. There was a statistically significant improvement in knowledge, with average hits greater in the post-test compared to pre-test. The post graduation students were satisfied and confidents with the learning process and evaluated the simulation design positively. There was a correlation between the scales, the greater was the satisfaction and confidence in learning, the greater were the values assigned for the design evaluation. Conclusion: The realistic simulation strategy about delirium was effective and contributed to improve de knowledge, satisfaction and self confidence in the learning process, concluding that it should be incorporated into the curriculum of post graduation nursing courses.

Objetivos: investigar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre a aprendizagem do conteúdo delirium em idosos, pelo método de ensino de Simulação Realística, assim como avaliar o desenho da simulação. Métodos: estudo comparativo sobre o efeito de uma intervenção educativa de curta duração, com delineamento transversal, utilizando os seguintes instrumentos de medida: um teste de conhecimento sobre delirium em idosos, escala de satisfação de estudantes e autoconfiança na aprendizagem e escala do design da simulação. Foi realizada análise descritiva dos dados, análise de consistência interna dos itens das escalas, correlação de Pearson para variáveis quantitativas e teste t- Student para comparação. Resultados: participaram 104 pós-graduandos de enfermagem, em sua maioria do sexo feminino, idade média de 30,6 anos, tempo médio de formado de 3,7 anos, exerciam a profissão de enfermeiro, tiveram contato com o conteúdo teórico sobre delirium no idoso durante o curso de graduação, já haviam presenciado um idoso com delirium e foi a primeira experiência com a estratégia de Simulação Realística. Houve melhora do conhecimento estatisticamente significante, com média de acertos maior no pós-teste quando comparado ao pré-teste. Os pós-graduandos se mostraram satisfeitos e autoconfiantes com a aprendizagem e avaliaram positivamente o design da simulação. Houve correlação entre as escalas, quanto maior foi a satisfação e autoconfiança na aprendizagem, maiores foram os valores atribuídos ao design. Conclusões: A estratégia de Simulação Realística sobre delirium em idosos se mostrou eficaz e contribuiu para melhora do conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem devendo ser incorporada ao currículo dos cursos de pós-graduação em enfermagem.
Keywords patient simulation
delirium
nursing education
knowledge
problem-based learning
simulação de paciente
delírio
educação em enfermagem
conhecimento
aprendizagem baseada em problemas
Language Portuguese
Date 1905-07-08
Published in PAULA, Maria de Fatima Correa. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem. 2016. 137 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Enfermagem
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 137 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4183181
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47521

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