Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas

Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas

Título alternativo Pedagogical approach and change trends in medical schools
Autor Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique Google Scholar
Perim, Gianna Lepre Google Scholar
Abdalla, Ively Guimarães Autor UNIFESP Google Scholar
Costa, Nilce Maria da Silva Campos Google Scholar
Lampert, Jadete Barbosa Google Scholar
Stella, Regina Celes de Rosa Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Faculdade de Medicina de Marília
Universidade Estadual de Londrina
Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Educacional
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Santa Maria
Resumo Through Caem, Abem is promoting the evaluation of change trends in Brazilian Medical Schools in order to build up an evaluation process capable of diagnosing each school's moment and following-up its development attaining to its mission, which is improving the health care provided to the Brazilian population. This project tool presents seventeen directions distributed over five axles relevant for medical education. One of these is the Pedagogical Approach which focuses building and following-up methods to identify the teaching - learning process and evaluation. Is the pedagogical approach student - centered, or teacher - centered? Are tutorials present? The schools can then be classified as traditional, innovative or advanced.

A Abem, por intermédio da Caem, toma a iniciativa de promover a avaliação das tendências de mudanças nas escolas médicas brasileiras, tendo por objetivo impulsionar a construção de um processo avaliativo, que, além de diagnosticar o momento das escolas, permita auxiliar e acompanhar a evolução das mudanças, sem perder de vista o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada à saúde da população brasileira. Este projeto conta com um instrumento que apresenta 17 vetores distribuídos em cinco eixos relevantes na formação do médico. Um destes é o das Abordagens Pedagógicas, que abrange métodos de construção e acompanhamento do processo pedagógico, buscando identificar a tendência do processo de ensino-aprendizagem, avaliativo e de orientação didático-pedagógica, verificando se é mais centrada no professor ou no estudante, com uso ou não de tutorias. Cada escola pôde se classificar como tradicional, inovadora ou avançada, de acordo com as alternativas para cada vetor que compõe o eixo.
Palavra-chave Medical education
program evaluation
preceptorship
curriculum
methodology
Educação médica
avaliação de programas
tutoria
currículo
metodologia
Idioma Português
Data de publicação 2009-01-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 53-62, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 53-62
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000500006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4742

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022009000500006.pdf
Tamanho: 225.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta