Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica

Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica

Título alternativo Pedagogical plan and new approaches in brazilian medical school
Autor Abdalla, Ively Guimarães Autor UNIFESP Google Scholar
Stella, Regina Celes de Rosa Autor UNIFESP Google Scholar
Perim, Gianna Lepre Google Scholar
Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique Google Scholar
Lampert, Jadete Barbosa Google Scholar
Costa, Nilce Maria da Silva Campos Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual de Londrina
Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Educacional
Faculdade de Medicina de Marília
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Goiás
Resumo This paper describes the results of the first moment of the Caem/Abem project as refers to the axle Pedagogical Approach, one of the five axles relevant for evaluating the change trends in the medical school. It analyzes how the actors involved in the undergraduate course perceive and situate the school in the society by establishing its political and pedagogical mission. When classifying the group of 28 studied medical schools according to one of the three alternatives (traditional, innovative, advanced), this axle shows in the first place an advanced situation followed by innovative in the second place as refers to the vectors Biomedical and Socio-Epidemiological profile of the future professional and application of technology. With regard to the vectors focusing production of knowledge, the schools show difficulties in producing and extending the research lines beyond the biomedical areas. It also seems hard for them to articulate undergraduate and graduate courses and permanent education with view to the health needs of the population.

Este trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.
Palavra-chave Medical education
Curriculum
Program evaluation
Educação Médica
Currículo
Avaliação de programas
Idioma Português
Data de publicação 2009-01-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 44-52, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 44-52
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000500005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4741

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Nome: S0100-55022009000500005.pdf
Tamanho: 241.5KB
Formato: PDF
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