Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde

Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde

Título alternativo Discussion lists as a teaching and learning strategy for postgraduate health studies
Lista de discusión como estrategia de enseñanza-aprendizaje en el postgrado en salud
Autor Ruiz-Moreno, Lidia Autor UNIFESP Google Scholar
Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde Autor UNIFESP Google Scholar
Furusato, Meiry Akiko Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo New electronic mediation technologies challenge the players in the educational process and make it necessary to define the pedagogical model adopted. The aim of this study was to analyze discussion lists as a teaching and learning strategy for a semi-distant educational proposal. A discussion list was created within the discipline of Educational Practices of a health education specialization program. The core issues guiding the data analysis were the expectations, possibilities, difficulties and role of the discussion list within the teaching and learning process from the students' point of view. The difficulties were centered on the availability of internet access, inexperience, time management and lack of personal contact. Space-time facility, expansion of asynchronous communication channels and creation of a collaborative learning community were among the possibilities highlighted.

Las nuevas tecnologías de mediación electrónica desafían a los actores del proceso educativo y requieren la definición del modelo pedagógico adoptado. El objetivo de este trabajo es analizar la lista de discusión como estrategia de la enseñanza-aprendizaje en una propuesta educativa semi-presencial. La lista de discusión se creó en la disciplina Prácticas Educativas del curso de especialización en Educación en Salud. Los núcleos que orientan el análisis de los datos son: expectativas, posibilidades, dificultades y papel de la lista de discusión en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la óptica de los discentes. Las dificultades se centraron en la disponibilidad de acceso a Internet, inexperiencia, administración del tiempo y ausencia de contacto personal. Respecto a las posibilidades, se destacan las facilidades espacio-temporales, la ampliación de los canales de comunicación asíncrona y la creación de una comunidad colaborativa de aprendizaje.

As novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.
Palavra-chave Educational technology
Discussion list
Teaching and learning strategies
Constructivism
Health education
Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
Idioma Português
Data de publicação 2008-12-01
Publicado em Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 12, n. 27, p. 883-892, 2008.
ISSN 1414-3283 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP
Extensão 883-892
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000400017
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-32832008000400017 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4718

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1414-32832008000400017.pdf
Tamanho: 76.65KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta