O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional

O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional

Título alternativo Alcohol advertising and alcohol consumption among youngsters: review of the international literature
Autor Pinsky, Ilana Autor UNIFESP Google Scholar
Jundi, Sami A R J El Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito Departamento de Ciências Penais
Resumo OBJECTIVE: Problems related to alcohol consumption are frequent, especially among the youth population. We analyzed advertisement as one of several modifiable factors with impact over alcohol consumption. METHOD: The authors carried out a literature review within Medline, SciELO, PsychoInfo and Google Scholar databases between 1990 and 2008, retrieving studies with different approaches of the alcohol advertisement impact on consumption. Besides, asnowball technique was applied to identify the most proficuous authors on the matter. Over a hundred papers were initially selected. RESULTS: The overall set of papers indicate that factors such as exposition to the advertising and attractiveness of the alcoholic beverage advertising are related with greater expectation of future consumption and with a higher and precocious consumption of alcohol, specially among adolescents and young adults. Despite methodological difficulties, recent econometrical studies indicate that reduction and/or banishment of advertising would decrease alcohol consumption. We also consider issues about the neurophysiology of decision making process and the freedom of choice in the context of exposition to advertisements. CONCLUSIONS: The current knowledge on the matter strongly suggests that a reduction of the exposition to alcohol advertisements impacts on its consumption, mainly among young populations.

OBJETIVO: Problemas relacionados ao consumo de álcool são freqüentes, especialmente entre a população jovem. A publicidade de bebidas alcoólicas é um dos fatores passíveis de modificação com impacto no aumento do consumo de álcool. MÉTODO: Foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos que investigaram de diversos pontos de vista o impacto da publicidade do álcool sobre o consumo. A busca foi feita nas bases de dados Medline, SciELO, PsychoInfo e Google Scholar no período entre 1990 e 2008 e utilizou-se a técnica debola de neve para a indicação de autores mais profícuos na área. Obtiveram-se mais de uma centena de artigos. RESULTADOS: O conjunto de trabalhos aponta que fatores como exposição à publicidade e atratividade da publicidade de bebidas alcoólicas estão relacionados com uma maior expectativa de consumo futuro e com um consumo maior e mais precoce, principalmente entre adolescentes e adultos jovens. Apesar das dificuldades metodológicas, estudos econométricos mais recentes consideram que a redução e/ou banimento de publicidade teria efeito de redução do consumo de álcool. Questões referentes às bases neurofisiológicas do processo de tomada de decisões e da liberdade de escolha no contexto da exposição à publicidade também são discutidas. CONCLUSÕES: O conhecimento atual sobre o tema indica que a redução da exposição à publicidade tem impacto sobre o consumo de álcool, principalmente entre os mais jovens.
Palavra-chave Alcohol
Alcohol drinking
Adolescents
Alcohol-related disorders
Products publicity control
Álcool
Consumo de bebidas alcoólicas
Adolescentes
Transtornos relacionados ao uso de álcool
Controle da publicidade de produtos
Idioma Português
Data de publicação 2008-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Psiquiatria. Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, v. 30, n. 4, p. 362-374, 2008.
ISSN 1516-4446 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
Extensão 362-374
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462008005000015
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000262440800012
SciELO S1516-44462008000400012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4708

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Nome: S1516-44462008000400012.pdf
Tamanho: 2.002MB
Formato: PDF
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