Curva de aprendizado de residentes em radiologia durante o treinamento em punção de articulações facetárias guiada por fluoroscopiausandoum simulador

Curva de aprendizado de residentes em radiologia durante o treinamento em punção de articulações facetárias guiada por fluoroscopiausandoum simulador

Author Dias, Tiago Rocha Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Abdala, Nitamar Abdala Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Radiologia Clínica)
Abstract Objective: To develop a simulator for training in facet joint injections guided by fluoroscopy and evaluate the learning curve in this procedure in a group of radiology residents. Materials and Methods: Using a human lumbar spine as a model, we developed 5 lumbar vertebrae using methacrylate and plaster. These vertebrae were combined to form a spine model. We used a silicon envelopment to emulate the paravertebral muscles. The spine model was placed in the trunk of a plastic mannequin. We recruited 12 volunteers among radiology residents in our department. Each of these students performed 16 lumbar facet injections in our simulator during a training session. We used 3 parameters to assess the learning curves: procedure time, fluoroscopy time and quality of the procedure, defined according to the correct orincorrect positioning of the needle. Results: The learning curves of all the students showed improvement in procedure and fluoroscopy time parameters during the training. The quality of the procedure parameter also showed improvement, defined by a decrease in the number of incorrect injections. Conclusion: We present a simulation model for training in facet joint injections. The learning curves of our trainees using the simulator showed improvement in all assessed parameters.

Objetivo: Desenvolver um simulador de treinamento em injeções articulares facetárias Fluoroscopia e avaliar a curva de aprendizagem neste procedimento em um grupo de moradores. Materiais e Métodos: Utilizando uma coluna lombar humana como modelo, desenvolvemos 5 Vértebras lombares usando metacrilato e gesso. Essas vértebras foram combinadas Formam um modelo de coluna vertebral. Utilizou-se um envoltório de silício para emular o paravertebral Músculos. O modelo da espinha foi colocado no tronco de um manequim de plástico. Nós Recrutou 12 voluntários entre os residentes de radiologia em nosso departamento. Cada um desses Os alunos realizaram 16 injeções de faceta lombar em nosso simulador durante um treinamento sessão. Utilizamos 3 parâmetros para avaliar as curvas de aprendizagem: tempo de procedimento, Tempo de fluoroscopia e qualidade do procedimento, definido de acordo com a Posicionamento incorreto da agulha. Resultados: As curvas de aprendizagem de todos os alunos apresentaram melhora no procedimento E parâmetros de tempo de fluoroscopia durante o treinamento. A qualidade do procedimento Parâmetro também mostrou melhora, definida por uma diminuição no número de Injecções. Conclusão: Apresentamos um modelo de simulação para treinamento em injeções articulares facetárias. o As curvas de aprendizagem dos nossos estagiários utilizando o simulador mostraram Parâmetros avaliados.
Keywords facet joint injections
facet joint
learning curve
anatomic model
simulation
interventional radiology
injeções conjuntas de facetas
articulação facetária
curva de aprendizado
modelo anatômico
simulação
radiologia intervencional
Language Portuguese
Date 2016-06-30
Published in DIAS, Tiago Rocha. Curva de aprendizado de residentes em radiologia durante o treinamento em punção de articulações facetárias guiada por fluoroscopiausandoum simulador. 2016. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4299904
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46804

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