O papel da comunidade educativa cedac na política de formação continuada dos profissionais de educação no município de venda nova do imigrante

O papel da comunidade educativa cedac na política de formação continuada dos profissionais de educação no município de venda nova do imigrante

Author Carvalho, Leandro Daniel Santos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Azevedo, Marcia Carvalho de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Gestão de Políticas e Organizações Públicas
Abstract The object of this case study is a continuous formation project of education professionals, developed in the city of Venda Nova do Imigrante - ES. As a result of a partnership between Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Jutta Batista and the city of Venda Nova do Imigrante, o Projeto Escola began in 2013 and has discontinued in 2014. Adopting the Robert Yin case study perspective, the study has as main objective understand how Comunidade Educativa CEDAC has contributed to the development of the continuous formation policy in Venda Nova do Imigrante, through Projeto Escola. The research used as main methods in-depth interviews and focus group with teachers, directors and pedagogical coordinators of city childhood education, participants of the project. Has been developed an analytical reference that focused two main analytics dimensions: Implementation and relation of the project to context and Changes and transformations related to the project. The data analyses, accomplished by triangulation with the different actors, highlights that there was a significant redefinition of concepts e practices of childhood education in Venda Nova do Imigrante, that was supported and sustained by a dynamic e decentralized continuous formation policy in the schools. The formation flows, the structural documents and the focus and commitment with the childhood learning has been acting as important aspect to the continued improvement in this segment in the city.

O objeto deste estudo de caso é um projeto de formação continuada de profissionais de educação, realizado na rede municipal de Venda Nova do Imigrante - ES. Fruto de uma parceria entre a Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Jutta Batista e o município de Venda Nova do Imigrante, o Projeto Escola iniciou-se em 2010 e teve sua descontinuidade em 2014. Adotando a perspectiva de estudo de caso de Robert Yin, o trabalho tem como objetivo principal entender como a Comunidade Educativa CEDAC contribuiu para o desenvolvimento da política de formação continuada do município de Venda Nova do Imigrante, por meio do Projeto Escola. Como métodos principais, a pesquisa utilizou entrevistas em profundidade e grupos focais com professores, diretores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil da rede municipal, participantes do projeto. Foi desenvolvido um referencial analítico que focou em duas grandes dimensões de análise: Implementação e relacionamento do projeto ao contexto e Mudanças e transformações relacionadas ao projeto. A análise dos dados em triangulação pelos diferentes atores investigados evidencia que houve uma significativa redefinição dos conceitos e práticas de Educação Infantil no município de Venda Nova do Imigrante, que seguiu amparada e sustentada por uma política de formação continuada dinâmica e descentralizada nas escolas. Os fluxos de formação, os documentos estruturantes e o foco e compromisso com a aprendizagem das crianças tem autuado como importantes aspectos para a melhoria contínua deste segmento no município.
Keywords continuous formation
childhood education
city
formação continuada
educação infantil
município
Language Portuguese
Date 2015-05-10
Published in CARVALHO, Leandro Daniel Santos. O papel da comunidade educativa cedac na política de formação continuada dos profissionais de educação no município de venda nova do imigrante. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Osasco, 2015.
Research area Administração
Knowledge area Políticas e Organizações Públicas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 168 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3424300
Access rights Open access Open Access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46545

Show full item record




File

Name: Leandro Carvalho - Dissertação final.pdf
Size: 4.790Mb
Format: PDF
Description: Leandro Carvalho - Dissertação final
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account