As tecnologias assistivas na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Scarpi, Marinho Jorge Scarpi [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Garcia, Ginez [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-07-27T15:49:55Z
dc.date.available 2018-07-27T15:49:55Z
dc.date.issued 2016-10-31
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4121303 pt
dc.identifier.citation GARCIA, Ginez. As tecnologias assistivas na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46267
dc.description.abstract The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment. en
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi compreender a utilização dos produtos de tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas dos professores das salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental de alunos com deficiência visual e baixa visão do município de Itapevi, São Paulo. A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, transversal e exploratória. Os professores foram orientados a responder um questionário autoaplicável com questões referentes à utilização da tecnologia assistiva durante as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicaram que o produtos de tecnologia assistiva, fornecidos pelo poder público, mais utilizado nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência visual e baixa visão foram os programas de computador leitores de tela (Dos Vox e NVDA) e dentre os confeccionados artesanalmente pelos professores foi o alfabeto braile. Os critérios de seleção usados pelos professores para escolha da tecnologia assistiva são baseados nas necessidades dos alunos para promover uma função, autonomia e facilitar o processo de aprendizagem. A praticidade do recurso e o grau de acuidade visual também foram fatores determinantes na seleção de cada tecnologia. È importante ressaltar que mais da metade das respostas mostrou que há recursos de tecnologia assistiva suficientes nas salas de recurso multifuncionais. Contraditoriamente, os professores relataram como dificuldade à falta de recursos sofisticados e o treinamento para a utilização apropriada dos mesmos. pt
dc.format.extent 47 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject assistive technology en
dc.subject visually impaired en
dc.subject low vision en
dc.subject inclusive education en
dc.subject educational service specialist en
dc.subject multifunction resource rooms en
dc.subject tecnologia assistiva pt
dc.subject deficiência visual pt
dc.subject baixa visão pt
dc.subject educação inclusiva pt
dc.subject atendimento educacional especializado pt
dc.subject salas de recursos multifuncionais pt
dc.title As tecnologias assistivas na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental pt
dc.type Dissertação de mestrado profissional
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2016-0828.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt
unifesp.graduateProgram Oftalmologia e Ciências Visuais pt
unifesp.knowledgeArea Ciências da saúde pt
unifesp.researchArea Medicina pt



File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account