Autor |
Vizzuso, Patrizia
![]() ![]() |
Orientador |
Casetto, Sidnei Jose Casetto
![]() ![]() |
Instituição | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Pós-graduação | Ensino em Ciências da Saúde |
Resumo | This study evaluated the effects of an intervention on a group of teenagers attending CRAS in the city of Guarujá, specifically in PROJOVEM Adolescent Program, to promote health. Using action-research as a method, reflexion groups as a tool, and psychoanalysis as a theoretical framework, this research investigated the effects of intervention in relation to dependency-autonomy conflict in this group with the purpose of their awareness taking by adolescents, particularly with the issue of drug use. Proposing a more horizontal relationship in the group, it could be seen that the reference of social relationship that teenagers had was vertical, which favored the dependency of these young people, making them more vulnerable. During the process there were changes in the position of the participants in relation to autonomy, reaching a group production making. It was concluded by noting benefits of a reflection space for teens that operates analogously to a potential space in winnicottians terms, encouraging a greater awareness and more creative responses to their conflicts, and consequently, greater autonomy. O presente trabalho avaliou efeitos de uma intervenção em um grupo de adolescentes que frequentam o CRAS, na cidade de Guarujá, especificamente no Programa PROJOVEM Adolescente, visando promover a saúde. Utilizando a pesquisa-ação como método, grupos de reflexão como instrumento, e a psicanálise como referencial teórico, a pesquisa investigou os efeitos da intervenção em relação ao conflito dependência-autonomia neste grupo, com o objetivo de sua tomada de consciência pelos adolescentes, particularmente com relação à questão do uso de drogas. Propondo uma relação mais horizontal no grupo, pôde-se constatar que a referência de relação social que os adolescentes dispunham era vertical, o que favorecia a dependência desses jovens, tornando-os mais vulneráveis. Durante o processo observaram-se transformações na posição dos participantes em relação à autonomia, chegando a realizarem uma produção grupal. Concluiu-se pela constatação de benefícios de um espaço de reflexão para adolescentes que opere de modo análogo a um espaço potencial, em termos winnicotianos, favorecendo maior consciência e respostas mais criativas aos seus conflitos, e, consequentemente, maior autonomia. |
Assunto |
adolescence
autonomy conflict and dependence drug abuse adolescência conflito autonomia e dependência abuso de drogas |
Idioma | Português |
Data | 2014-09-17 |
Publicado em | VIZZUSO, Patrizia. O conflito autonomia-dependência na adolescência e a questão das drogas: intervenção em um grupo de adolescentes do cras. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014. |
Linha de pesquisa | Ensino |
Área de concentração | Multidisciplinar |
Editor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Extensão | 120 p. |
Fonte |
|
Direito de acesso | Acesso aberto ![]() |
Tipo | Dissertação de mestrado |
URI | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46152 |
Arquivos | Tamanho | Formato | Visualização |
---|---|---|---|
Não existem arquivos associados a este item. |