Análise do conteúdo de propagandas de medicamentos psicoativos

Análise do conteúdo de propagandas de medicamentos psicoativos

Título alternativo Psychoactive drug advertising: content analysis
Análisis del contenido de propagandas de medicamentos psicoactivos
Autor Mastroianni, Patrícia de Carvalho Autor UNIFESP Google Scholar
Vaz, Amanda Cristina Rosim Google Scholar
Noto, Ana Regina Autor UNIFESP Google Scholar
Galduróz, José Carlos Fernandes Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo The goal of this study was to describe the human figures portrayed in psychoactive drug advertising in terms of gender, age, ethnic group, and social context. Content analysis for 86 new pieces of printed advertisements released in 2005 was carried out. Fisher exact test was used to analyze the association between categories. There was a preponderance of women (62.8%) who were four times more present in advertisements for antidepressants and anxyolitics than men. Most of the people shown were Caucasian (98.8%) young adults (72%). These people were pictured in leisure activities (46.5%), at home (29%), or in contact with nature (16.2%). The message conveyed was that the drugs treat routinely felt subjective symptoms of discomfort, inducing in an irrational appeal that may affect drug prescription.

El objetivo del estudio fue describir las figuras humanas retratadas en las propagandas de medicamentos psicoactivos con relación al género, la edad, la etnia y el contexto social. Se realizó un análisis del contenido de 86 anuncios publicitarios inéditos divulgados en Araraquara (sureste de Brasil), en el año 2005. La asociación entre las categorías fue analizada usando la prueba exacta de Fisher. Se detectó un predominio de mujeres (62,8%), siendo cuatro veces mas frecuentes que los hombres en propagandas de antidepresivos y ansiolíticos. La mayoría estaba constituida por jóvenes adultos (72%), de etnia blanca (98,8%). Las personas estaban en tiempo de ocio (46,5%), en sus casas (29%) o en contacto con la naturaleza (16,2%). El mensaje transmitido fue que los medicamentos tratan sintomatologías subjetivas de incomodidad del día a día, induciendo un reclamo irracional que puede reflejarse en la prescripción medicamentosa

O objetivo do estudo foi descrever as figuras humanas retratadas nas propagandas de medicamentos psicoativos quanto ao gênero, a idade, a etnia e o contexto social. Foi realizada análise de conteúdo de 86 impressos publicitários inéditos divulgados em Araraquara (SP) no ano de 2005. A associação entre as categorias foi analisada usando o teste exato de Fisher. Houve predomínio de mulheres (62,8%), sendo quatro vezes mais freqüentes que os homens em propagandas de antidepressivos e ansiolíticos. A maioria era constituída de jovens adultos (72%), de etnia branca (98,8%). As pessoas estavam em lazer (46,5%), em suas casas (29%) ou em contato com a natureza (16,2%). A mensagem transmitida foi que os medicamentos tratam sintomatologias subjetivas de desconforto do dia-a-dia, induzindo a um apelo irracional que pode refletir na prescrição medicamentosa.
Palavra-chave Psychotropic Drugs
Drug Publicity
Propaganda
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Gender and Health
Psicotrópicos
Publicidade de Medicamentos
Propaganda
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Gênero e Saúde
Idioma Português
Data de publicação 2008-10-01
Publicado em MASTROIANNI, Patrícia de Carvalho et al . Análise do conteúdo de propagandas de medicamentos psicoativos. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 42, n. 5, p. 968-971, out. 2008
ISSN 0034-8910 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Extensão 968-971
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008005000045
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000259751200025
SciELO S0034-89102008000500025 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4585

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