Interdisciplinaridade na Graduação em Enfermagem: um processo em construção

Interdisciplinaridade na Graduação em Enfermagem: um processo em construção

Título alternativo Interdisciplinarity in Nursing Diploma Programs: an evolving process
Interdisciplinaridad en Programas de Graduación en Enfermería: un proceso en construcción
Autor Galindo, Marly B. Autor UNIFESP Google Scholar
Goldenberg, Paulete Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Diploma Programs in Nursing with disciplinary curricula cope with the need to be reorganized to conform to the new guidelines. In this way the study aimed at characterizing the incorporation of the interdisciplinarity in tree undergraduate courses, in the municipality of São Paulo. Documents and interviews were collected and then analyzed in a qualitative approach. The study detected efforts on the part of the coordination of the courses to establish an integrated curriculum. Aside limiting factors pointed out, the projects in the community appear as facilitators of incorporation of the interdisciplinarity in the curricula.

Los cursos de graduación en Enfermería, de estructura disciplinar, necesitan reorganizarse en cumplimiento a las exigencias legales actuales, lo que justifica el objetivo de caracterizar la incorporación de la interdisciplinaridad en tres instituciones de la municipalidad de São Paulo-Brasil. Con un abordaje cualitativo, el estudio se utilizó del análisis documental y de entrevistas. El estudio ha evidenciado esfuerzos de reorganización curricular con vistas a la integración disciplinar, siendo apuntados, al lado de las dificultades enfrentadas, los escenarios de prácticas como locus privilegiado para el ejercicio de la interdisciplinaridad.

Os cursos de graduação em Enfermagem, de estrutura disciplinar, se vêm às voltas com a necessidade de reorganização curricular em atenção às exigências legais o que justifica o objetivo de caracterizar a incorporação da interdisciplinaridade na graduação em três instituições do Município de São Paulo. Adotada uma abordagem qualitativa, o estudo recorreu à análise documental e entrevistas com os coordenadores de curso. O levantamento evidenciou esforços de reorganização curricular com vistas à integração disciplinar, sendo apontados, ao lado das dificuldades enfrentadas, os cenários de práticas como lócus privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade.
Palavra-chave Education, nursing
Education, nursing diploma programs
Qualitative research
Educação em enfermagem
Programas de graduação em enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Idioma Português
Data de publicação 2008-02-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 18-23, 2008.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 18-23
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672008000100003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4215

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672008000100003.pdf
Tamanho: 70.16KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta